Brasil

Quem Somos
Informações sobre a FENTAC

A grande missão das entidades sindicais é a construção da unidade dos trabalhadores, defendendo seus direitos e anseios junto ao Executivo, ao Legislativo e às empresas, buscando melhores condições de trabalho e lutando pela construção de uma vida melhor para todos os trabalhadores brasileiros.

É papel dos sindicatos cutistas do setor aéreo e da Fentac/CUT a organização e mobilização das categorias em prol das campanhas salariais, renovação das convenções e acordos coletivos de trabalho, fiscalização das empresas frente a denúncias de irregularidades no cumprimento da legislação trabalhista e assistência aos associados.

Para dar conta desses desafios, a Fentac vem atuando, desde a sua fundação, com o objetivo de fortalecer seus sindicatos filiados e, consequentemente, a luta dos trabalhadores. E para tanto, conta com o apoio institucional da CUT, ao qual é orgânica e é filiada à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística da CUT (CNTTL) e à Federação Internacional dos Trabalhadores em Transporte (ITF).

Os sindicatos filiados à Fentac/CUT representam cerca de 90 mil profissionais na aviação, divididos em três categorias:

Aeroviários (que trabalham em solo no aeroporto: agente de check-in/atendimento, auxiliar de serviços gerais, mecânicos de aeronaves, agente de proteção/bagagem, operador de equipamentos, entre outros): 55 mil;

Aeronautas (que trabalham na aeronave: comandantes – pilotos, co-pilotos - comissários e comissárias de voo, entre outros): 18 mil;

Aeroportuários (funcionários da Infraero e das concessionárias privadas que administram hoje seis aeroportos no Brasil): 17 mil, divididos em 12 mil da Infraero e 5 mil das Concessionárias.   

 


Publicações

+

Da Federação

Dos Sindicatos Filiados

Campanha Salarial 2016/2017

Galeria de Fotos

#LutoPelaInfraero

Sindicatos Filiados

Parceiros