Brasil

Mais Notícias

Todas Noticias - Aerus - Radar artigos - Artigos - Campanhas - Movimento Sindical - Saúde e Seguranca - Editoriais - Jornal Conexão - Destaque - Aeronautas - Aeroviários - Aeroportuários - No Ar - Mulher - Legislação - No Ar 1 - No Ar 2 - No Ar 3 - No Ar 4 - Agência - Nossa Base 1 - Nossa Base 2 - Nossa Base 3 - Site Aerus Destaque - Nossa Base 5 - Nossa Base 4 - No Ar 7 - No Ar 6 - No Ar 5 - Site Aerus Agência - Giro da Aviação - Cidadania - Justiça


Apenas ilusão

14/02/2012 - Artigos

A privatização é uma boa solução para os aeroportos brasileiros? Não Por Francisco Lemos*   As experiências com as privatizações em nosso país indicam que não devemos nos iludir com a solução dada para os aeroportos de Brasília, Campinas e Guarulhos, que foram a leilão na Bovespa, na última segunda-feira.

Trabalhadores da aviação repudiam privatização dos aeroportos

02/02/2012 - Artigos

 A Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT (Fentac/CUT) e seus sindicatos filiados são contrários à privatização dos aeroportos da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) e apoiam as iniciativas judiciais que visam impedir o leilão de concessão dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília – os maiores e mais lucrativos do país – previsto para o dia 6 de fevereiro.  Juntos, eles respondem por 30% do fluxo de passageiros e 57% da carga movimentada no país, e de janeiro a setembro de 2011, registraram 40 milhões de embarques e desembarques de passageiros. 

Desempenho das empresas aéreas em 2011

30/11/2011 - Artigos

A AVIAÇÃO REGULAR BRASILEIRA EM 2011 Desempenho Econômico e a Demanda dos Trabalhadores Por Cláudio Toledo Introdução: Antecedentes O transporte aéreo brasileiro tem apresentado, ao longo dos últimos anos, desempenho invejável, com taxas de crescimento não igualadas em parte alguma, nem mesmo na China. O quadro a seguir aponta a evolução do setor no período 2005/2010, medida em Passageiros x Km Transportados:  

Greve dos aeroportuários contra a privatização expõe o governo Dilma

28/10/2011 - Artigos

Por Expedito Solaney, secretário Nacional de Políticas Sociais da CUT Por que a presidenta Dilma quer privatizar os três principais e mais rentáveis aeroportos do país? Por incompetência do seu governo em gerir uma estrutura do Estado fundamental na defesa e soberania nacional como são os aeroportos ou é a natureza do seu governo que tem se revelado demasiada neoliberal? Um governo antigreve (não negocia com trabalhadores em greve), do contingenciamento orçamentário e reajuste zero ao funcionalismo. Do superávit primário que chama os trabalhadores de egoístas e diz que reajuste do salário gera inflação e por aí vai. Ou é mesmo porque, a iniciativa privada é quem tem competência e knowhow no serviço de controle do espaço e tráfego aéreo, na manutenção das pistas e funcionamento de um aeroporto.

Resposta à crise se faz com investimentos na produção, no emprego e nos salários

03/10/2011 - Artigos

 Por Quintino Severo* A 13ª plenária nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT) se realiza num momento de definições para o país e o movimento sindical brasileiro. E em um novo momento da crise internacional, onde a nossa Central vai poder realizar um debate amplo e apontar resoluções de enfrentamento, priorizando sempre a defesa do mercado interno, do poder de compra dos salários e dos direitos da classe trabalhadora. 

Ganhos salariais acima da inflação tiveram recorde em 2010

25/04/2011 - Artigos

Por Dieese* Pelo 15º ano consecutivo, o Dieese analisou a negociação dos reajustes salariais das principais categorias profissionais brasileiras. Em 2010, estudamos os reajustes de 700 unidades de negociação dos setores da indústria, do comércio e de serviços e constatamos que cerca de 96% delas conseguiram repor a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC-IBGE).

Amanhã há de ser outro dia

21/01/2011 - Artigos

Por Celso Klafke, presidente da Fentac/CUT Não foi surpresa o alívio do governo e da opinião pública quando três tribunais impediram, via liminar, a greve dos aeroviários e aeronautas em 23 de dezembro. Era véspera de Natal, ninguém queria problemas nos aeroportos, nem o governo tinha interesse em terminar o mandato tendo que enfrentar uma nova crise na aviação.

Agora é greve no dia 23

22/12/2010 - Artigos

Empresas não acreditam na greve e serão surpreendidas pelo movimento Aeroviários, aeronautas e empresas aéreas não chegaram a um acordo durante audiência realizada na última terça-feira (21/12), no Ministério Público do Trabalho, em Brasília. Com isso, está mantida a greve nos principais aeroportos do país nesta quinta-feira, dia 23.

A mentira tem perna curta

29/07/2010 - Artigos

 Por Quintino Severo* No dia 09 de julho de 2010, a CUT, a Força Sindical, a CTB, a Nova Central e a CGTB, assinaram um documento intitulado “Serra: impostura e golpe contra os trabalhadores”. Neste documento (pode ser lido aqui), as centrais sindicais demonstraram que o FAT e o seguro-desemprego não foram criados pelo candidato Serra. 

É hora de defender a Infraero e a soberania nacional

30/06/2009 - Artigos

Os inúmeros avanços que temos conquistado no plano político e econômico no último período no país devem ser potencializados com a nossa ofensiva também no campo ideológico. Para isso, é preciso que relembremos a história, para que a mídia privada, sempre servil a demos e tucanos, não a reescreva ao sabor das conveniências eleitorais. E para que os culpados continuem pagando a fatura nas urnas. Por Carlos Ramiro de Castro*

Menos spread, mais empregos e salários

16/06/2009 - Artigos

Demorou, mas o governo brasileiro acabou fazendo mais um de seus deveres de casa: declarou – com ações – que o Brasil não pode continuar com um spread bancário tão alto. Ao menos não em um banco do Estado.

Defender a Petrobrás é defender o Brasil

26/05/2009 - Artigos

Por João Antônio de Moraes, coordenador da FUP, e Artur Henrique, presidente nacional da CUT Uma revista de grande circulação no país destacou esta semana uma pesquisa que aponta a Petrobrás como a quarta empresa mais admirada do mundo. Chegar a esta condição exigiu muita dedicação e competência de milhares de brasileiros, muitos dos quais deram, literalmente, suas vidas para construir esta que é a maior empresa da América Latina. Uma luta que começou muito antes de a Petrobrás ser criada, quando nacionalistas lançaram o movimento "O Petróleo É Nosso", acreditando que o sonho se transformaria em realidade.

PrimeiraAnterior Página 1 de 1 PróximoÚltima

Publicações

+

Da Federação

Dos Sindicatos Filiados

Campanha Salarial 2016/2017

Galeria de Fotos

Em Seminário da FENTAC, aeronautas e aeroviários debatem estratégias da Campanha Salarial 2017/2018

Sindicatos Filiados

Parceiros