Brasil

História
Conheça nossa história
Publicação:

A aviação comercial no Brasil teve início no final da década de 1920. A organização sindical surgiu na década de 1940, através da criação de associações, que se transformaram depois nos sindicatos de aeronautas, aeroviários e aeroportuários.

A Associação Profissional dos Aeronautas do Distrito Federal, constituída em 1942, deu origem ao Sindicato dos Aeronautas do Rio de Janeiro, em 1946, transformado em Sindicato Nacional dos Aeronautas, em 1947. Também, em 1942, nascia o Sindicato Nacional dos Aeroviários.

A necessidade de aproximação com a base de trabalhadores e as dificuldades impostas pelo período de Ditadura no Brasil fizeram surgir outras entidades a partir da redemocratização, como o Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre, em 1985, os sindicatos dos aeroviários de Guarulhos e Pernambuco. O Sindicato Nacional dos Aeroportuários foi fundado na década de 1980.

A Fentac foi constituída em 2005, substituindo a Federação Nacional dos Aeronautas, Aeroviários e Aeroportuários (FNAAA), passando a abrigar formalmente todos os seis sindicatos cutistas do setor como entidade orgânica à CUT.


Publicações

+

Da Federação

Dos Sindicatos Filiados

Campanha Salarial 2016/2017

Galeria de Fotos

Oficina de Planejamento da FENTAC- São Paulo, 7 e 8 de abril de 2017

Sindicatos Filiados

Parceiros