Brasil

Outubro Rosa: Comissárias, Pilotos e Aeroviárias participem dessa nobre Campanha de Prevenção ao Câncer
Em grande parte dos casos, o câncer de mama quando detectado em fases iniciais há mais chances de tratamento e cura
Por: Redação FENTAC com Blog da Saúde - Publicação: 04/10/2016
Imagem de Outubro Rosa: Comissárias, Pilotos e Aeroviárias participem dessa nobre Campanha de Prevenção ao Câncer

Auto-exame - foto: google

Para conscientizar sobre o câncer de mama, o Outubro Rosa chega mais uma vez para alertar sobre a importância do autoexame. 

Neste ano, a ação terá como tema "Câncer de mama: vamos falar sobre isso?". A mensagem reforça o debate para que a população participe ainda mais das atividades promovidas em todo o País. Além de enfatizar a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas. As ações de conscientização visam disseminar o maior volume possível de informações sobre acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama este ano no Brasil. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos). Outros fatores que aumentam o risco da doença são fatores ambientais e comportamentais, Fatores da história reprodutiva e hormonal e Fatores genéticos e hereditários.

Em grande parte dos casos, o câncer de mama quando detectado em fases iniciais há mais chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

Mamografia

Para mulheres entre 50 e 69 anos, a indicação do Ministério da Saúde é que a mamografia de rastreamento seja realizada a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.

O Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias. A recomendação, por parte dos médicos, é que a avaliação seja feita antes dos 35 anos somente em casos específicos.

Sintomas

Durante o autoexame, é possível verificar se há indício de alguns dos sintomas, como presença de caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); e pequenos nódulos localizados embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.

Outubro Rosa

O movimento popular Outubro Rosa é internacional, começou na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Anualmente, várias atividades são realizadas com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.


Assessoria de Imprensa e Comunicação da FENTAC/CUT
Agência: Mídia Consulte Comunicação Criativa & Marketing
Jornalista Responsável e Editora: Viviane Barbosa Mtb 28121
Jornalista-redatora: Vanessa Barboza - Mtb 74572
Redação:  jornalismo@midiaconsulte.com.br


Notícias Relacionadas

Manuais das Empresas Aéreas são abusivos e penalizam aeroviárias que não usam maquiagem, alerta FENTAC

15/05/2017 -

Outras queixas apuradas são a discriminação e o assédio moral

FENTAC e ABMMA denunciam ao SERIPA IV da FAB que normas da ANAC sobre mecânico de pista colocam segurança de voo em risco no país

15/05/2017 -

Dirigentes entregaram documento ao Tenente Coronel, Carlos Alberto Conceição, que ouviu atentamente as denúncias

Campanha Salarial: Aeroportuários na Infraero e nas Concessionárias aprovam pauta de reivindicações

12/05/2017 -

Segundo o Sina, trabalhadores aprovaram em assembleias 7% de reajuste salarial e melhorias nos direitos sociais

+ Notícias

Publicações

+

Da Federação

Dos Sindicatos Filiados

Campanha Salarial 2016/2017

Galeria de Fotos

Encontro internacional da ITF com trabalhadores da Avianca/TACA

Sindicatos Filiados

Parceiros