Brasil

Guarulhos: Tribuna Livre fala sobre Seminário da FENTAC, Defesa da Profissão do Mecânico de Aeronave e combate à Reforma da Previdência
Jornalista Roberto Samuel entrevistou o diretor da FENTAC, Orisson Melo, e Secretária Geral do Sindigru, Debora Cavalcanti
Por: Viviane Barbosa, Redação Sindigru - Publicação: 14/03/2017
Imagem de Guarulhos: Tribuna Livre fala sobre Seminário da FENTAC, Defesa da Profissão do Mecânico de Aeronave e combate à Reforma da Previdência

Debora Cavalcanti e Orisson Melo no programa Tribuna Livre/Divulgação

O diretor da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT (FENTAC) e do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos (Sindigru), Orisson Melo, e a Secretária Geral do Sindigru, Debora Cavalcanti, uma das responsáveis pela organização do Seminário da Mulher na Aviação da FENTAC,  foram os entrevistados nesta segunda-feira (13) do programa Tribuna Livre, apresentado pelo jornalista Roberto Samuel.

No programa, Debora falou sobre o 1º Seminário de Formação em Negociação Coletiva para Mulheres da Aviação da FENTAC/CUT, que acontecerá nos dias 5 e 6 de abril, no auditório do Sindigru. 

O evento reunirá sindicalistas aeroviárias de Guarulhos Recife, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Vitória, Bahia e de várias bases do Sindicato Nacional de Aeroviários,  aeroportuárias e aeronautas. 

Samuel perguntou a Debora sobre a importância do evento, e a sindicalista disse que a proposta da FENTAC é que as mulheres saiam do Seminário com mais segurança para participar de uma mesa de negociação, assembleia, reunião e nas atividade sindicais. “Queremos empoderar as mulheres para que possam presidir uma reunião ou atividade e não apenas participar nos bastidores", conta.

 

O jornalista Roberto Samuel, apresentador do programa Tribuna Livre/Divulgação

Frente Nacional pela Manutenção da Aviação Segura

Orisson, diretor da FENTAC, falou sobre a criação da Frente Nacional pela manutenção da Aviação Segura que tem como bandeira a defesa da profissão de mecânico de aeronave/pista, que corre risco por causa da política de redução de custos das empresas aéreas. 

“Este profissional, altamente qualificado, exerce uma função que é essencial para  segurança de voo. Hoje temos denúncias de demissões em massa de mecânicos  em vários aeroportos do país e o que mais nos preocupa é a substituição desse profissional qualificado por pessoas sem formação técnica na aérea. A precarização pode colocar em risco a vida de milhões de pessoas que voam nos aviões das companhias”, alerta.

O sindicalista também socializou que a Frente aprovou uma série de ações, como a elaboração de um informativo voltado ao passageiro para sensibilizar sobre a importância desse profissional para segurança de voo, além da coleta de assinaturas para um abaixo-assinado em defesa da profissão. 

Reforma da Previdência
Durante o programa “Tribuna Livre”, internautas enviaram perguntas pelo facebook aos entrevistados, Orisson respondeu uma dúvida de uma internauta sobre a reforma da previdência e ressaltou os perigos que essa proposta do governo ilegítimo de Temer representa para classe trabalhadora.  

“Faremos nesta quarta-feira (15) um Dia Nacional de Paralisação e Manifestações em todo país para alertar a população que esse governo atual golpista está atacando fortemente os direitos dos trabalhadores. A Reforma da Previdência é um exemplo. Querem que você trabalhe até morrer e pelo tempo proposto de 49 anos de contribuição, idade de 65 anos, nunca as pessoas vão conseguir se aposentar.   Você pode ser contra tudo e todos, mas não seja contra o seu direito à aposentadoria, que está ameaçado de acabar no Brasil. Junte-se a nós nesta quarta-feira (15), às 16h, na Avenida Paulista. Queremos uma política correta e justa que defenda nossos direitos. Participe”, finalizou.

Transmissão 
Além da transmissão pela TV Guarulhos (Canal 3 da NET), a partir das 19 horas, o programa pode ser visto pelo site: www.tvguarulhos3.com ou pelo Facebook Live, na página da oficial do apresentador Roberto Samuel.


Assessoria de Imprensa e Comunicação da FENTAC/CUT
Agência: Mídia Consulte Comunicação Criativa & Marketing
Jornalista Responsável: Viviane Barbosa Mtb 28121
Redatora: Vanessa Barboza - Mtb 74572
Redação:  jornalismo@midiaconsulte.com.br


Notícias Relacionadas

Guarulhos: Em audiência pública, Aeroviários denunciam precarização da mão de obra dos trabalhadores na aviação

20/04/2017 -

Dirigentes do Sindigru participaram de audiência promovida pelo vereador, Maurício Brinquinho (PT), na Câmara Municipal da cidade

#Voo Seguro: Aeroviários entregam aos passageiros informativo “Cuidado! Seu Voo Corre Risco”

19/04/2017 -

Ação aconteceu nos aeroportos, Santos Dumont, Galeão, Recife, Salvador, Brasília, Porto Alegre, Porto Velho, Florianópolis,  Belém, Fortaleza, entre outros terminais do país

#NenhumDireitoaMenos: Reforma trabalhista rasga a CLT e deixa o trabalhador sem direitos básicos

18/04/2017 -

O PL 6787/16 é uma proposta nefasta em toda sua extensão. Confira os principais pontos que detonam os direitos conquistados com muita luta

+ Notícias

Publicações

+

Da Federação

Dos Sindicatos Filiados

Campanha Salarial 2016/2017

Galeria de Fotos

Oficina de Planejamento da FENTAC- São Paulo, 7 e 8 de abril de 2017

Sindicatos Filiados

Parceiros