Brasil

FENTAC e ABMMA se reúnem com ANAC para defender a importância do mecânico de pista para segurança de voo

Entidades também cobrarão alteração nas resoluções atuais, que são muito brandas, propondo uma norma mais rígida para inspeção de aeronaves

Por: Viviane Barbosa, da Redação da FENTAC - Publicação: 09/05/2017
Imagem de FENTAC e ABMMA se reúnem com ANAC para defender a importância do mecânico de pista para segurança de voo

mecânico de aeronave - foto: Gettyimagens/iStock

A Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) realiza nesta quarta-feira  (10), às 9h, primeiro encontro regional, em São Paulo, que debaterá o tema segurança operacional.

Em comunicado, a ANAC destaca que a reunião também abordará temas como práticas de implementação  desses sistemas de gerenciamento que estão ligados aos serviços da  Aviação Civil, bem como em oficinas, aeródromos, pilotos, mecânicos, táxis aéreos e os prestados pelas empresas aéreas. 

A FENTAC e a Associação Brasileira de Mecânicos de Manutenção de Aeronaves (ABMMA) -- que integram a Frente Nacional para Manutenção da Aviação Segura (FNMAS) -- participarão da reunião e, na oportunidade, falarão sobre a importância da função do  mecânico de pátio, de hangar e oficinas, que asseguram a segurança de voo.

As entidades também cobrarão da ANAC alteração nas resoluções atuais sobre a função nos aeroportos, que são muito brandas, propondo uma norma mais rígida para inspeção de aeronaves, destacando a importância do mecânico de pista para segurança de voo.  

De acordo com denúncia da FENTAC,  algumas empresas aéreas brasileiras estão sobrecarregando os profissionais 'orange cap' (boné laranja, em inglês), 'blue cap' (boné azul) e o DOT (Despachante Operacional Terrestre) que atuam na pista acompanhando a colocação das bagagens e o serviço de rampa para fazer outras funções pertinentes aos mecânicos de pátio de hangar e oficinas.

 Isso é um absurdo porque esses profissionais já estão assumindo responsabilidades a mais do que já têm e não possuem a qualificação técnica exigida para a função de mecânico. Há relatos também que o próprio piloto ou o copiloto estão fazendo essa inspeção.

Essa medida, utilizada para reduzir custos, tem sido adotada no dia a dia pelas empresas com anuência da ANAC, que justificam que as aeronaves não precisam do mecânico de pista porque são “modernas” e que não há exigência de um profissional para a tarefa de inspeção.


Campanha Nacional 
A Frente Nacional para Manutenção da  Aviação Segura (FNMAS)  realizou, no dia 19 de abril, sua primeira ação nos aeroportos de Campinas, Guarulhos, Santos Dumont, Galeão, Recife, Salvador, Brasília, Porto Alegre, Porto Velho, Florianópolis,  Belém, Fortaleza, entre outros terminais do país. 

Na ocasião, dirigentes distribuíram aos passageiros o informativo: “Cuidado! Seu Voo Corre Risco”. Um abaixo-assinado virtual também está sendo divulgado, no Avaaz em defesa da profissão do mecânico de pista.

Próximos Encontros
A ANAC realizará no total seis encontros regionais sobre segurança operacional. Os próximos serão em 7 de junho (Belém/PA); 12 de julho (Cuiabá/MT); 16 de agosto (São Luis/MA) e 13 de setembro (Porto Alegre/RS).

 

Acesse o link e vote nessa importante campanha: https://secure.avaaz.org/po/petition/Agencia_Nacional_de_Aviacao_Civil_Adote_uma_norma_mais_rigida_para_a_inspecao_das_aeronaves/

 


Assessoria de Imprensa e Comunicação da FENTAC/CUT
Agência: Mídia Consulte Comunicação Criativa & Marketing
Jornalista Responsável e Editora: Viviane Barbosa Mtb 28121
Jornalista-redatora: Vanessa Barboza - Mtb 74572
Redação:  jornalismo@midiaconsulte.com.br


Notícias Relacionadas

SNA fará atos no Rio e Brasília da Campanha Salarial no dias 1º e 6 de novembro

31/10/2017 -

Aeroviários de Porto Alegre, Recife e Guarulhos fizeram lançamentos nos dias 30 e 31 de outubro nos aeroportos

Campanha Salarial: Empresas aéreas se comprometem em dar resposta no dia 10 de novembro

31/10/2017 -

Rodada agendada para o dia 7 de novembro foi desmarcada

FENTAC apoia greve geral dos trabalhadores na Aerolineas Argentinas e de sua filial Austral

30/10/2017 -

Paralisação dos tripulantes e trabalhadores em solo terá duração de 24 horas e está prevista para iniciar às 00h desta terça-feira (31)

+ Notícias

Publicações

+

Da Federação

Dos Sindicatos Filiados

Campanha Salarial 2016/2017

Galeria de Fotos

FENTAC e sindicatos assinam Convenção Coletiva de Trabalho com as Empresas Aéreas no dia 12 de dezembro 2017

Sindicatos Filiados

Parceiros