Brasil

FENTAC e SNEA realizam reunião bimestral nesta terça-feira (30) em São Paulo
Encontro será, às 10h30, na sede patronal, em São Paulo
Por: Viviane Barbosa, da Redação da FENTAC - Publicação: 29/05/2017 às 18:07 - Atualização: 30/05/2017 às 18:49
Imagem de FENTAC e SNEA realizam reunião bimestral nesta terça-feira (30) em São Paulo

reunião FENTAC e SNEA - foto: Mídia Consulte

A FENTAC, os sindicatos filiados de aeroviários e aeronautas se reúnem nesta terça-feira (30) com o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), às 10h30, na sede da entidade patronal, no Ibirapuera, em São Paulo.

Na ocasião, as entidades darão continuidade às reuniões bimestrais, que estão asseguradas em Convenções Coletivas de Trabalho, e tem o objetivo de debater demandas dos profissionais da aviação. 

Nos últimos anos, a FENTAC e os sindicatos sempre pautaram nessas reuniões com as empresas a necessidade de incluir nas CCTs cláusulas que visem melhorar desde as condições de trabalho e  saúde dos aeronautas e aeroviários.

Nova relação de diálogo
Na primeira reunião bimestral deste ano, realizada em 16 de março, o SNEA propôs  uma nova relação de “troca” com a FENTAC, que deve ser pautada por um equilíbrio justo entre as partes.

Na época, o presidente da FENTAC, o aeronauta na Gol, Sergio Dias, concordou com  essa disposição de diálogo da bancada patronal e disse que o SNEA pode fazer história novamente, citando o exemplo da assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho no mês da data-base das categorias, que é em 1º de dezembro. Há muitos anos isso não acontecia, as discussões da Campanha Salarial sempre eram mediadas pela Justiça.

Recuperação do poder de compra nos salários
Na ocasião, Dias disse  que, além das questões específicas de cada categoria que serão levadas às reuniões, a grande preocupação neste ano dos sindicatos é com a recuperação do poder de compra nos salários.
 
“Estamos vivendo um cenário de catástrofe, mas a aviação sempre tem apresentado um bom desempenho, graças à força de trabalho dos profissionais”, explica Sergio. 
Nos últimos quatro anos, enquanto o setor da aviação civil registrou crescimento de 33,9%, os ganhos reais frente ao INPC-IBGE não atingiram 1%.  Recuperar esse poder de compra, que se acumula desde o ano passado, é um reconhecimento ao esforço trabalho dos aeroviários e aeronautas no desempenho do setor, bem como significará uma melhoria na qualidade de vida desses profissionais. 

Calendário
Também ficou acordado entre as partes o calendário das próximas reuniões bimestrais: 18 de julho e 5 de setembro, às 10h30, na sede do SNEA, no Ibirapuera. 
 


Assessoria de Imprensa e Comunicação da FENTAC/CUT
Agência: Mídia Consulte Comunicação Criativa & Marketing
Jornalista Responsável e Editora: Viviane Barbosa Mtb 28121
Jornalista-redatora: Vanessa Barboza - Mtb 74572
Redação:  jornalismo@midiaconsulte.com.br


Notícias Relacionadas

#ParabénsAeroviári@s! Profissão celebra 55 anos no Brasil

22/06/2017 -

Trabalhadores garantem todos os dias a segurança de voo de milhões de passageiros

Aeroportuários realizam protestos nos dias 19 e 20 contra ameaça de privatização do governo federal

14/06/2017 -

Notícias veiculadas na grande imprensa recentemente despertam essa preocupação

+ Notícias

Publicações

+

Da Federação

Dos Sindicatos Filiados

Campanha Salarial 2016/2017

Galeria de Fotos

#LutoPelaInfraero

Sindicatos Filiados

Parceiros