Brasil

FENTAC parabeniza aprovação da Lei do Aeronauta em Comissão do Senado

O projeto agora segue para votação em plenário. É importante que a categoria continue a mobilização em prol da nova legislação

Por: Redação FENTAC com SNA - Publicação: 05/07/2017
Imagem de FENTAC parabeniza aprovação da Lei do Aeronauta em Comissão do Senado

Presidente Sergio Dias e o diretor Leonardo Souza comemoram votação na CAS

O projeto da Nova Lei do Aeronauta deu mais um importante passo rumo à aprovação final nesta quarta-feira (5). A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou por unanimidade o texto, de acordo com o parecer da relatora e presidente da comissão, Marta Suplicy (PMDB-SP).

Com isso, o projeto de lei encerrou sua tramitação em comissões no Congresso. Resta apenas a votação no plenário do Senado para que a lei seja enviada para sanção presidencial.

Também na sessão desta quarta-feira da CAS, foi aprovado um requerimento do senador Eduardo Amorim (PSDB-SE) para urgência da votação do projeto no plenário do Senado.

“É um momento histórico, parabéns para toda a categoria. É mais uma vitória e estamos cada vez mais próximos da aprovação final”, disse o presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Rodrigo Spader.

“É uma grande luta, desde 2011 [quando começou a tramitação do projeto no Congresso]. Houve momentos em que achamos que não iríamos avançar, mas chegamos a este grande momento”, afirmou o deputado Jerônimo Goergen, presidente da Frente Parlamentar dos Aeronautas.

O diretor do SNA Tiago Rosa ressalta a necessidade de participação da categoria para a aprovação final. “Precisamos de mobilização para que esse projeto seja votado no plenário o quanto antes. Tivemos um árduo dia de trabalho na terça batendo na porta dos senadores e pedindo essa aprovação. Precisamos nos manter de forma aguerrida e contínua vindo ao Congresso para brigar pela nossa lei”, disse.

 

Manter a mobilização

Também compareceram a votação no CAS, o diretor do SNA e presidente da FENTAC , Sergio Dias, e o diretor, Leonardo Souza, que destacaram a importância da aprovação desse projeto. "Estamos felizes com essa vitória e agora temos que continuar a mobilização para que essa importante legislação seja aprovada em Plenário do Senado porque vai melhorar a qualidade de vida dos tripulantes  brasileiros que garantem a segurança de voo de milhões de passageiros" , frisa Dias.

 

Histórico

O projeto da Nova Lei do Aeronauta é de extrema importância para a sociedade por tratar não só da regulamentação da profissão de pilotos e comissários, mas também do tema da segurança de voo.

O projeto já tramita no Congresso desde 2011, tendo passado inicialmente em votação em dois turnos na Comissão de Assuntos Sociais do Senado e depois por três outras comissões na Câmara dos Deputados: Viação e Transportes (CVT); Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP); e Constituição e Justiça (CCJ).

O texto voltou à CAS do Senado, onde foi aprovado nesta quarta, e agora vai para o plenário do Senado, última etapa legislativa.

A proposta especifica as atribuições dos profissionais de aviação e propõe modificações nas normas que regem folgas, limites de jornada e de madrugadas em voo, entre outras coisas.

Também estabelece regras para a elaboração de escalas de trabalho inteligentes, aumentando a produtividade e, mais importante, introduzindo o sistema de controle de fadiga humana, que já é utilizado em países desenvolvidos e garante maior segurança nas operações.


Assessoria de Imprensa e Comunicação da FENTAC/CUT
Agência: Mídia Consulte Comunicação Criativa & Marketing
Jornalista Responsável e Editora: Viviane Barbosa Mtb 28121
Jornalista-redatora: Vanessa Barboza - Mtb 74572
Redação:  jornalismo@midiaconsulte.com.br


Notícias Relacionadas

Porto Alegre: Aeroviários vão às urnas em agosto eleger nova direção do Sindicato

10/07/2018 -

A FENTAC apoia a Chapa cutista 1 "Responsabilidade e Luta",  que é  encabeçada pelo companheiro Leonel Leandro Soares Montezana, atual presidente do Sindicato

FENTAC manifesta preocupação com proposta do SNEA de alterar NR-16 que classifica operações de risco à vida

15/06/2018 -

As empresas apresentaram uma pesquisa do IPT que trata sobre as operações de risco de incêndio no abastecimento de aeronaves

FENTAC participa da 107ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho da OIT

28/05/2018 -

O encontro debaterá questões fundamentais para o futuro do mundo do trabalho

+ Notícias

Publicações

+

Da Federação

Dos Sindicatos Filiados

Campanha Salarial 2016/2017

Galeria de Fotos

Sina e ITF realizam treinamento internacional "Defensoras das mulheres" para dirigentes do setor aéreo

Sindicatos Filiados

Parceiros