Brasil

Campanha Salarial: SINA assina Acordo Coletivo de Trabalho com Concessionárias Privadas

Já na Infraero, a luta continua. Estão em Campanha 12 mil aeroportuários em 60 aeroportos no país

Por: Viviane Barbosa, da Redação da FENTAC - Publicação: 06/07/2017
Imagem de Campanha Salarial: SINA assina Acordo Coletivo de Trabalho com Concessionárias Privadas

Assinatura em GRU do ACT - foto: Kalinka Santos/Sina

Chegou ao fim à Campanha  Salarial dos aeroportuários que trabalham nas concessionárias privadas que hoje administram no Brasil seis aeroportos brasileiros. Dirigentes do SINA e representantes das concessionárias de Guarulhos (SP), Galeão (RJ), Brasília (DF), Viracopos (ABV-Campinas), São Gonçalo do Amarante (Natal) e Confins (MG) assinaram os acordos coletivos de trabalho na quarta-feira (5).

O dirigente do Sina e da CNTTL/CUT, Marcelo Tavares, falou com o Portal FENTAC e disse que nesse ano a Campanha Salarial  tratou apenas das cláusulas financeiras e o acordo tem validade de um ano.

Reajuste Salarial e benefícios

Os trabalhadores em Guarulhos (SP), Galeão (RJ), Brasília (DF), São Gonçalo do Amarante (Natal) e Confins (MG) vão receber o reajuste de 4% sobre os salários e pisos (sendo que a GRU Airport  pagaria um valor fixo de R$ 275,36 para quem recebe acima de R$ 6.884,00).

Para os benefícios (VA, VR, VT, auxílio creche, auxílio funeral e auxílio para material escolar), a proposta  foi de 4,08% de reajuste. Em São Gonçalo (Natal), a proposta prevê congelamento do auxílio combustível.

Viracopos

Depois uma paralisação vitoriosa realizada na segunda-feira (3) no Aeroporto de Viracopos, em Campinas/SP, a concessionária ABV voltou atrás e melhorou a proposta de reajuste salarial. Os trabalhadores  vão receber aumento salarial de 4% para os salários até  5 mil reais parcelado em duas vezes:  3,11%, retroativo a 1º de maio,  e em 1º de outubro, será paga a diferença de 0,89%. Já nos benefícios de vale-refeição e vale-alimentação, 2,89%, também parcelado em duas vezes:  2%, retroativo a 1º de maio e 0,89% em 1º  de outubro.  

A concessionária também se comprometeu a  fazer o pagamento dos benefícios no 1º dia útil e manter o adicional noturno em 35%. Antes, ela queria reduzir o valor do benefício para 25% e pagar os benefícios apenas no 5º dia útil. 

Durante a negociação da Campanha, a ABV  criou um impasse oferecendo um reajuste abaixo das demais concessionárias e pior com redução de direitos, fato que motivou a greve dos aeroportuários em Campinas. 


Os dirigentes do Sina: Samuel, Francisco Lemos e Marcelo Tavares - foto: Kalinka Santos


Infraero
De acordo com Tavares, não há previsão do fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho com a estatal. “Tivemos até agora só uma reunião na qual eles falaram apenas de reduções e a situação complicou ainda mais com o anúncio da privatização”, alerta.        

Os trabalhadores lutam por 7% de reajuste salarial –  que corresponde à reposição da inflação dos últimos 12 meses e mais ganho real nos salários e benefícios.

O Sina reivindica como indicador de reposição inflacionária o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA),calculado pelo IBGE, que fechou em 4% referente ao período da data-base  da categoria: entre 1º de maio de 2016 a 30 de abril de 2017.            

Base Sina
A Campanha  Salarial nas concessionárias terminou e contemplou cerca de cinco mil trabalhadores. Já na Infraero continuam em campanha 12 mil aeroportuários. A data-base da categoria é 1º de maio.
 


Assessoria de Imprensa e Comunicação da FENTAC/CUT
Agência: Mídia Consulte Comunicação Criativa & Marketing
Jornalista Responsável e Editora: Viviane Barbosa Mtb 28121
Jornalista-redatora: Vanessa Barboza - Mtb 74572
Redação:  jornalismo@midiaconsulte.com.br


Notícias Relacionadas

Inscrição no Curso de Graduação de Ciências do Trabalho do Dieese termina nesta sexta (18)

16/08/2017 -

O curso faz uma análise das mudanças nas relações de trabalho e dos impactos causados em vários campos

Campanha Salarial dos aeronautas e aeroviários: FENTAC realizará Seminário Nacional para debater pautas

11/08/2017 -

Evento acontece nos dias 15 e 16 de agosto no hotel Nobile, no bairro de Congonhas, na capital paulista

+ Notícias

Publicações

+

Da Federação

Dos Sindicatos Filiados

Campanha Salarial 2016/2017

Galeria de Fotos

Em Seminário da FENTAC, aeronautas e aeroviários debatem estratégias da Campanha Salarial 2017/2018

Sindicatos Filiados

Parceiros