Brasil

Campanha Salarial: Aeroviários e Aeronautas realizam assembleias nos principais aeroportos do país nesta quinta-feira (16) 

Trabalhadores em solo conhecerão pontos da proposta das empresas, considerada preocupante pelos sindicatos, já os tripulantes avaliarão nova proposta negociada com o SNEA

Por: Viviane Barbosa, da Redação da FENTAC - Publicação: 14/11/2017
Imagem de Campanha Salarial: Aeroviários e Aeronautas realizam assembleias nos principais aeroportos do país nesta quinta-feira (16) 

charge- Márcio Baraldi

Os sindicatos aeroviários de Guarulhos, Recife, Porto Alegre e os da base do Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA), filiados à Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT (FENTAC), realizam nesta quinta-feira (16)  assembleias de mobilização da Campanha Salarial 2017 nos aeroportos. As assembleias itinerantes do SNA serão realizadas até sexta-feira (17).

O objetivo é apresentar e explicar ponto a ponto aos atendentes de aeroporto (check-in), despachantes de voo, mecânicos de pista/aeronave, agente de proteção/bagagem, operador de equipamentos, entre outras funções de operações em solo a proposta feita pelo SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias) na terceira rodada de negociação, ocorrida no dia 10 de novembro, em São Paulo.

Lideranças da FENTAC/CUT e da FNTTAA (Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aéreos) – que neste ano realizam Campanha Unificada – ficaram indignadas com a proposta patronal que, além de não ter avançado na melhoria salarial, manteve a reposição inflacionária da data-base da categoria (1º de dezembro) e ainda apresentou mudanças na pauta dos trabalhadores que podem acarretar prejuízos e retiradas de direitos históricos conquistados pela categoria aeroviária. 


Pontos criticados 

Alguns pontos bastante criticados foram as alterações do SNEA em cláusulas sociais históricas, como a folga agrupada, o PPP (Perfil Perfil Profissiográfico Previdenciário) entre outras, que na avaliação dos sindicalistas são preocupantes e a inclusão de cláusulas novas, como a que trata do “preenchimento da cota destinada aos aprendizes”.

Dirigentes disseram que essa cláusula, por exemplo, tem uma redação “pegadinha”, ou seja, as empresas querem regulamentar a presença do jovem aprendiz dentro da atividade aeroviária, mas em funções que não são dele, visando substituir o aeroviário pela função de jovem aprendiz, para pagar um salário irrisório.

Intensificar mobilização

Dirigentes disseram que explicarão aos aeroviários nas assembleias ponto a ponto da proposta patronal, visando alertá-los sobre os prejuízos aos direitos e vão intensificar as mobilizações nos locais de trabalho.

“A categoria aeroviária não aceitará redução ou precarização nos direitos. Insistiremos na próxima rodada, no dia (21), para que o SNEA mude de posição e avance na pauta dos trabalhadores”, frisam os sindicatos aeroviários filiados à FENTAC.

Os sindicatos aeroviários reivindicam o reajuste salarial acima da inflação e a inclusão de direitos importantes, que foram negados pelas empresas:

auxílio Auxílio-Maquiagem (hoje é exigência o uso pelas companhias e são as trabalhadoras quem pagam os custos;

garantia de um auxílio acidente e subsídio de medicamentos em casos de acidente no trabalho;

implementação de Campanhas de combate ao assédio moral, sexual, homofobia e discriminação no local de trabalho. 


Aeronautas

Os tripulantes (comissários de voo, pilotos e co-pilotos)  também farão assembleia nesta quinta-feira (16). Segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), após reuniões realizadas com as empresas, o SNEA  fez uma nova proposta para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da aviação regular, com alguns avanços em relação ao que havia sido oferecido originalmente.

O Sindicato informa que a proposta será levada para deliberação da categoria em assembleia.


Leia mais
Campanha Salarial: Proposta das empresas é insuficiente e sindicatos farão assembleias no dia 16


Assessoria de Imprensa e Comunicação da FENTAC/CUT
Agência: Mídia Consulte Comunicação Criativa & Marketing
Jornalista Responsável e Editora: Viviane Barbosa Mtb 28121
Jornalista-redatora: Vanessa Barboza - Mtb 74572
Redação:  jornalismo@midiaconsulte.com.br


Últimas Notícias

17 de novembro: FENTAC parabeniza a categoria aeroportuária

17/11/2017

Sindicato Nacional dos Aeroportuários completa também 29 anos de fundação

Levantamento Parcial: Aeroviários de Guarulhos, Recife, Porto Alegre e Aeronautas rejeitam em assembleias proposta do SNEA

16/11/2017

O Sindicato Nacional dos Aeroviários está realizando assembleias itinerantes nos aeroportos da base que terminam nesta sexta (17)

Porto Alegre: Paulo Paim participa de Seminário Sindical sobre Reforma da Previdência

16/11/2017

Evento acontece nesta sexta-feira (17) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

+ Notícias

Publicações

+

Da Federação

Dos Sindicatos Filiados

Campanha Salarial 2016/2017

Galeria de Fotos

Rodadas de Negociação da Campanha Salarial 2017 entre FENTAC, FNTTTA e SNEA

Sindicatos Filiados

Parceiros