Brasil

Chile: FENTAC e sindicatos filiados apoiam greve dos trabalhadores na Lan Express

Empresa demitiu 70 tripulantes em meio a negociação coletiva da categoria

Por: Redação FENTAC - Publicação: 26/03/2018
Imagem de Chile: FENTAC e sindicatos filiados apoiam greve dos trabalhadores na Lan Express

Foto: divulgação

Contra as práticas antissindicais da Latam Chile, os tripulantes na Lan Express, empresa responsável para voos domésticos e regionais de Latam Airlines estão de braços cruzados. 

A paralisação é organizada pelo Sindicato dos Tripulantes de Cabine da Lan Express (STCLE) e tem apoio da  Rede Latam ITF (Federação Internacional de Trabalhadores dos Transportes) da FENTAC  e dos sindicatos no Peru, Argentina, Paraguai, Colômbia. 

Segundo o STCLE, 70 trabalhadores na Lan Express foram demitidos em meio à negociação coletiva da categoria. “Essa medida tem como objetivo colocar medo nos trabalhadores para que eles não questionem as práticas  antissindicais e injustas da empresa, mas nós não vamos nos calar”, destaca a presidenta do Sindicato, Silka Seitz. 

A informação foi divulgada durante o Encontro de Trabalhadores da Qatar Airways, realizada nos dias 21 e 22 de março, em Santiago,  no Chile, no qual contou com a participação da FENTAC e de trabalhadores aeronautas e aeroviários do Chile, Colômbia, Paraguai, Argentina e Espanha.

Na atividade foi feita uma análise dos efeitos trabalhistas da entrada da companhia do Qatar, na Latam Airlines e sua política de dominar o mercado latino-americano.

Durante o evento, os trabalhadores também assinaram um acordo de cooperação e colaboração mútua que inclui a coordenação de ações de apoio e não o envio de trabalhadores substitutos em caso de conflito. “ A Latam tem pregado uma  política de redução de custos através de precárias condições de trabalho em todos os países da América Latina, apesar de milhões em lucros exibidos no último ano. Por esta razão, a colaboração entre os sindicatos na região é de vital importância”, salienta Dina Feller, coordenadora da Red Latam. 

Reivindicações dos trabalhadores da Lan Express

Entre as principais reivindicações dos trabalhadores na Lan Express estão: aumento salarial; plano de saúde para acidentes ocorridos em regiões; proteção do oficial de carreira para evitar a proposta que precariza as condições de trabalho das novas contratações, propondo reduzir seus custos operacionais através da redução de salários; aumento nos dias de descanso, pois hoje pode chegar a 10 dias seguidos trabalhados , o que está gerando um nível de fadiga que ameaça a saúde da tripulação; facilidades para fazer uso das passagens liberadas, bônus para trabalhar em feriados, aumento nos tempos de alimentação (atualmente 15 minutos) e outras demandas.


Assessoria de Imprensa e Comunicação da FENTAC/CUT
Agência: Mídia Consulte Comunicação Criativa & Marketing
Jornalista Responsável e Editora: Viviane Barbosa Mtb 28121
Jornalista-redatora: Vanessa Barboza - Mtb 74572
Redação:  jornalismo@midiaconsulte.com.br


Últimas Notícias

Aeronautas promovem reuniões com tripulantes da Avianca em São Paulo e Rio de Janeiro

19/06/2018

Encontros acontecerão nos dias 20 e 21 de junho

Aeroportuários na Infraero vão realizar assembleias para debater proposta do TST para fechamento da data-base 2017

19/06/2018

As consultas começam nesta terça-feira (19) e seguem até 25 de junho em todos os aeroportos da base da estatal

FENTAC manifesta preocupação com proposta do SNEA de alterar NR-16 que classifica operações de risco à vida

15/06/2018

As empresas apresentaram uma pesquisa do IPT que trata sobre as operações de risco de incêndio no abastecimento de aeronaves

+ Notícias

Publicações

+

Da Federação

Dos Sindicatos Filiados

Campanha Salarial 2016/2017

Galeria de Fotos

Sina e ITF realizam treinamento internacional "Defensoras das mulheres" para dirigentes do setor aéreo

Sindicatos Filiados

Parceiros