Brasil

“Negociações com as concessionárias avançam, mas índice proposto é menor que a inflação”, aponta Sina

Sindicato conseguiu a prorrogação do ACT até 30 de junho

Por: Redação FENTAC com Assessoria de Imprensa do Sina - Publicação: 04/06/2018
Imagem de “Negociações com as concessionárias avançam, mas índice proposto é menor que a inflação”, aponta Sina

Foto: Kalinka Santos

Dirigentes do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina) se reuniram com os representantes das concessionárias que administram os aeroportos de Cumbica (SP), Viracopos (SP), Brasília (DF), São Gonçalo do Amarante (RN), Confins (MG) e Galeão (RJ) para mais uma rodada de negociação da data-base 2018.. A reunião aconteceu no último dia 22 de maio. 

Segundo o Sindicato, na ocasião Viracopos começou a reunião ressaltando que a concessionária encontra-se em processo de Recuperação Judicial (o pedido foi aceito pelo Tribunal de Justiça de SP no dia 23). O processo deve durar de doze a 24 meses e, nos próximos sessenta dias, a empresa disse que irá apresentar seu plano aos credores.

Na rodada, as empresas apresentaram à bancada dos trabalhadores uma nova contraproposta de reajuste dos itens econômicos, na ordem de 2,65% (abaixo da inflação acumulada no período).

Diante da proposta, o Sina afirmou que os trabalhadores não aceitam um reajuste inferior à inflação e reforçou que é essencial para a categoria que as negociações se deem com a presença conjunta de todas as concessionárias privadas, até que os acordos sejam firmados. A inflação acumulada no período da data-base, medida pelo IPCA-IBGE, soma 2,76%.

As concessionárias comprometeram-se a enviar ao Sindicato suas contrapropostas na íntegra, incluindo os itens econômicos e sociais do Acordo Coletivo de Trabalho.

Prorrogação do ACT 2017/18

O diretor Jurídico do Sina, Marcelo Tavares, solicitou que fosse ratificada em ata a prorrogação do ACT 2017/18 até a conclusão das negociações sobre o ACT 2018/19. Na ata da rodada anterior, o Sina conseguiu a prorrogação do ACT até 31 de maio. Como resultado, as empresas aceitaram prorrogar o ACT já firmado até 30 de junho, e afirmaram que trabalham com a expectativa de que os acordos sejam firmados antes desse prazo.

Além de Tavares, participaram da rodada, representando o Sina, os dirigentes sindicais Alberto Carvalho, José Domingos, Paulo Alexandre, Vera Leite, Vitor Hugo e William Ângelo de Souza, e o advogado Dr. Afonso Lemos. O Sina aguarda a contraproposta das concessionárias para agendar uma nova rodada de negociações.

Base Sina
A data-base da categoria é 1º de maio e estão em campanha cerca de cinco mil trabalhadores nas concessionárias e  12 mil na Infraero, totalizando 17 mil aeroportuários.


Assessoria de Imprensa e Comunicação da FENTAC/CUT
Agência: Mídia Consulte Comunicação Criativa & Marketing
Jornalista Responsável e Editora: Viviane Barbosa Mtb 28121
Jornalista-redatora: Vanessa Barboza - Mtb 74572
Redação:  jornalismo@midiaconsulte.com.br


Notícias Relacionadas

Aeroportuários na Infraero vão realizar assembleias para debater proposta do TST para fechamento da data-base 2017

19/06/2018 -

As consultas começam nesta terça-feira (19) e seguem até 25 de junho em todos os aeroportos da base da estatal

Campanha Salarial: Infraero recua com demissões e faz nova proposta aos aeroportuários

26/01/2018 -

Sina convoca assembleias entre os dias 30 de janeiro e de 2 fevereiro nos aeroportos da estatal

+ Notícias

Publicações

+

Da Federação

Dos Sindicatos Filiados

Campanha Salarial 2016/2017

Galeria de Fotos

Terceira reunião bimestral FENTAC e SNEA

Sindicatos Filiados

Parceiros