SINA/CUT representa trabalhadores em órgãos de aviação internacionais

A entidade tem acesso a informações exclusivas em primeira mão

321

O Sindicato Nacional dos Aeroportuários (SINA/CUT) é membro direto da ITF (Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes) da IFAIMA (Federação Internacional das Associações de Gestão de Informação Aeronáutica) e da IFATCA (Federação Internacional dos Controladores de Tráfego Aéreo).

Com isso, a entidade tem acesso a informações pontuais e exclusivas, em primeira mão, e pode defender postos de trabalho, planejar sua atuação e preparar os trabalhadores para as mudanças no setor. “Por exemplo, se surge um software que pode no futuro substituir determinada função dentro da aviação, o SINA pode informar e estimular os trabalhadores a investirem em nova capacitação para manterem-se dentro da profissão. A entidade também pode articular junto às empresas a permanência desses trabalhadores, debatendo novas carreiras e incluindo nelas esses profissionais”, pontua o sindicato.

Eventos internacionais

Essa proximidade do Sindicato com órgãos internacionais leva a entidade também a representar o Brasil em eventos importantes, como congressos e conferências, permitindo assim o repasse de informações desses encontros no exterior para o governo brasileiro com uma ótica voltada para o trabalhador aeroportuário. Outro papel é defender o trabalhador nesses eventos, onde as empresas são extremamente representadas e atuam com interesse exclusivo no lucro.

Além das informações privilegiadas desses eventos, a participação do Sindicato como membro direto dessas entidades estrangeiras faz com que todo aeroportuário filiado à entidade seja automaticamente inscrito nessas federações. “É feito um encaminhamento da documentação e pagamento das anuidades às entidades estrangeiras. Com isso o trabalhador passa a fazer parte da rede internacional”, finaliza o SINA.

Redação FENTAC/CUT com SINA