Aeronautas protestam contra redução de comissários

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) participou de reunião, em 31 de maio, com a Secretaria de Aviação Civil (SAC) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), para discutir os prejuízos aos aeronautas e passageiros causados com a mudança no RBAC 121. Na reunião, o Sindicato solicitou a imediata suspensão da mudança promovida pela Anac no RBAC 121.

O RBAC 121 foi reeditado, em 17 de março de 2010, para permitir a redução de 4 para 3 comissários nas tripulações das aeronaves com até 150 assentos, em atendimento a pedido da Embraer e cias aéreas. O SNA vem lutando contra a medida desde que a Anac decidiu realizar consulta pública sobre o assunto, aplicando a mudança logo em seguida, independentemente das críticas à proposta.

56

A mudança da norma está colocando em risco a segurança de voo. A redução do número de comissários a bordo deixa descoberta uma das portas da aeronave e apenas um comissário para atender passageiros e pilotos, em caso de emergência, na parte da frente do avião.

As companhias Azul, Webjet e Gol estão atuando com um comissário a menos, e a TAM já obteve autorização para reduzir sua tripulação.

Uma nova reunião sobre o tema foi realizada nesta quarta-feira (6/6), na sede da Anac no Rio de Janeiro.

PROTESTO

Centenas de comissários de voo da VRG/Gol foram demitidos em razão da mudança no RBAC 121. Na última quinta-feira (1/6), à tarde, cerca de 300 aeronautas participaram da assembleia geral extraordinária convocada pelo Sindicato, na subsede da entidade, em São Paulo, para debater essa situação e construir um movimento nacional para denunciar os prejuízos com a mudança e revertê-la.

Os trabalhadores, junto com a direção do Sindicato saíram em caminhada para protestar em frente ao prédio da Anac. A passeata levou à interdição parcial da Av. Washington Luiz, interrompendo o trânsito por alguns minutos. No aeroporto de Congonhas, os aeronautas distribuíram panfletos aos passageiros informando sobre a norma da Anac e suas implicações na segurança de voo.