Aeroviários bloqueiam check in da America Airlines em Cumbica

Ato dos trabalhadores foi realizado em frente ao check in da companhia, em protesto contra a terceirizada VitSolo, durante mais de três horas.
Os aeroviários de Guarulhos realizaram, nesta segunda-feira (15/3), à tarde, protesto em frente ao check in da American Airlines, no Aeroporto de Cumbica, para denunciar o descumprimento da legislação trabalhista por parte da VitSolo, terceirizada da companhia.

243

 


Kalinka Kaminski/APN

O protesto, coordenado pelo Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos, com o apoio da CUT e Fentac/CUT, reuniu cerca de cem manifestantes, que paralisaram o check in da AA durante cerca de uma hora. A manifestação teve fim após a pedido da polícia, que fez uma barreira para liberar o acesso dos passageiros aos balcões, com o compromisso de contatar a direção da America Airlines para que recebesse os sindicalistas. Não estão descartados novos protestos, caso a companhia não receba o Sindicato da categoria nos próximos dias.

A VitSolo tentou proibir a manifestação por meio de ação na Justiça, que decidiu, no dia 1º de março, a favor dos trabalhadores. A juíza Riva Rosenthal, da 1ª Vara da comarca de Guarulhos do Tribunal de Justiça do Trabalho da 2ª Região, indefiriu a liminar proposta pela VitSolo, para que o Sindicato fosse " impedido de instigar os empregados da autora à prática de quaisquer atos sindicais, manifestações, paralisações". A empresa chegou a emitir boletim de ocorrência para provar sua tese. "A tentativa da VitSolo de impedir o Sindicato de agir foi por água abaixo", comemoraram os sindicalistas.

Durante o ato, foram entregues informativos aos passageiros denunciando as condições de trabalho dos funcionários da VitSolo e suas implicações na segurança de voo da American Airlines, a partir do uso dos serviços da empresa.

 

Veja a cobertura fotográfica da manifestação >> clique aqui