Aeroviários encerram Campanha Salarial com reajuste

Tanto negociação com SNEA, LATAM e SNETA obtiveram reposição da inflação, parcial ou integral

34

Com as últimas assembleias do Táxi Aéreo realizadas nesta semana, os aeroviários das bases filiadas à FENTAC colocaram o ponto final na Campanha Salarial 2022/2023.

Oficialmente em negociação desde o mês de outubro pela Aviação Regular, a FENTAC e seus sindicatos filiados travaram uma extensa campanha até o fechamento dos termos que hoje já estão assinados. Foram diversas rodadas de negociação até que, já passada a data-base do primeiro de dezembro, a proposta das empresas foi aprovada pela categoria e chegou-se a um acordo.

Na Aviação Regular foram duas as propostas aprovadas, uma exclusivamente para os trabalhadores da LATAM e uma segunda cobrindo todos os trabalhadores da categoria. Os trabalhadores da aérea LATAM decidiram por aprovar uma proposta da empresa que concedeu 50% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) como reajuste e mais um abono. Já os trabalhadores das outras empresas aceitaram a proposta do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) que propunha 100% do INPC como reajuste.

Pelos trabalhadores do Táxi Aéreo, as negociações se encerraram agora no mês de janeiro. Tradicionalmente mais dinâmica que as negociações pela Aviação Regular, a campanha foi encerrada nos termos colocados pelo Sindicato Nacional das Empresas do Táxi Aéreo (SNETA) que propôs 80% do INPC como reajuste.

Ao fim de mais esta Campanha Salarial, a FENTAC agradece aos aeroviários de todo país que compareceram nas assembleias e fizeram valer o que acreditavam ser o melhor. Para a FENTAC, nesta Campanha Salarial os trabalhadores puderam experimentar o poder do voto e da mobilização, já que foi esta participação da categoria que trouxe o resultado para as negociações.

“Principalmente os trabalhadores mais jovens, que não experimentaram as greves e as grandes mobilizações do setor aéreo, estes puderam ver na prática como se dá o poder da classe trabalhadora”, afirma a direção da entidade.

A FENTAC agradece a todos, sindicatos filiados e seus diretores, aeroviários da Aviação Regular e do Táxi Aéreo pela Campanha Salarial 2022/2023. “Acreditamos que neste futuro próximo, com as mudanças no cenário político aliadas ao poder dos trabalhadores da aviação, podemos avançar mais na próxima Campanha Salarial”, finaliza a direção da Federação.