Aerus: FENTAC e lideranças dos Estados intensificam articulações em Brasília

Objetivo é agilizar a votação do PL 02/15, que visa garantir o pagamento dos benefícios aos aposentados e pensionistas

512

A FENTAC, representada pela porta-voz, Graziella Baggio, e as lideranças das Comissões dos Estados do Aerus (Fundo de pensão dos ex-trabalhadores do Grupo Varig, Transbrasil, entre outras) estiverem em Brasília na quarta (19) para continuar as articulações para agilizar a votação do Projeto de Lei (PL) 02/15, que visa garantir o pagamento dos benefícios aos aposentados e pensionistas. O PL já foi aprovado por unanimidade pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) no dia 17 de junho e agora precisa ser ratificado no Congresso Nacional

Na ocasião, as lideranças estiveram reunidas com a Senadora Ana Amélia (PP/RS), importante aliada na luta do Aerus. Em seu discurso no plenário, a parlamentar destacou  que o governo tem o dever de pagar os valores definidos pela Justiça. 

“ A Comissão Mista de Orçamento já aprovou a emenda que assegura o recurso necessário para pagar aos aposentados do Aerus aquilo que a Justiça determinou. Então, na impossibilidade de convocar o Congresso para incluir este item na pauta, que é fundamental, eu penso que, por dever de justiça e de cumprimento de uma sentença judicial, a Presidente poderia lançar mão de uma medida provisória especificamente para cumprir esse dispositivo legal. É fazer justiça com os aposentados do Fundo Aerus, liderados aqui pela Graziella Baggio. Esse é um compromisso que nós temos ao longo do tempo”, disse a Senadora aos parlamentares presentes no plenário. 

Os senadores Paulo Paim (PT/RS) e Álvaro Dias (PSDB-PR) e o deputado federal Rubem Bueno (PPS/PR), outros importantes aliados na batalha do Aerus, estiveram reunidos com o presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB/AL) para articular uma alternativa para o caso. “Continuaremos nossa luta até que a solução definitiva sobre o caso saia e os mais de 20 mil trabalhadores das extintas companhias do Grupo Varig e Transbrasil,  sejam devidamente contemplados”, alerta Graziella Baggio.

Confira a seguir o discurso da Senadora Ana Amélia 

Vanessa Barboza, Redação FENTAC