Assembleia esclarece ações pró aposentadorias

Foi realiza, no dia 28 de maio, na sede do Sindicato, assembleia de aposentados, pensionistas e participantes ativos do Aerus para atualizar as informações sobre o Instituto e os planos I e II da Varig. Participaram da reunião a presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), Graziella Baggio, o presidente do Sindicato e da Fentac/CUT, Celso Klafke, e o presidente da APRUS, Zoroastro Lima Filho.

324

Ao todo, mais de 250 pessoas estiveram presentes. Na reunião, foram informados os andamentos dos processos em pauta no Supremo Tribunal Federal (STF) e das reuniões do Grupo de Trabalho (GT) interministerial, coordenado pela Advocacia Geral da União (AGU) que busca construir um acordo entre governo, Varig e Aerus, em prol das aposentadorias e pensões. Os processos estão em fase final de julgamento.

Baggio fez uma retrospectiva das ações judiciais de defasagem tarifária e sob responsabilidade do advogado previdenciário Dr. Castagna Maia, ressaltando a importância da realização de um acordo visando agiliar a integralização dos pagamentos.

O SNA e a Fentac/CUT, em reuniões com representantes do governo e do STF, têm enfatizado a importância deste acordo, o que levou a formação do GT interministerial, formado por representantes dos ministérios da Previdência, Fazenda, Planejamento e Casa Civil, além da AGU. O GT já reuniu-se três vezes e outras três reuniões já estão agendadas.

O Ministério da Defesa e do Trabalho podem vir a integrar o grupo, o que necessitará de publicação de nova portaria e poderá atrasar os trabalhos. A falência da Flex, segundo Klafke, também pode atrasar o acordo, cujo prazo encerra-se em 24 de junho, mas pode ser prorrogado.

Fonte: Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre