Campanha Salarial: Aeronautas aprovam proposta do TST e aeroviários continuam assembleias

    Aeroviários de Porto Alegre e Campinas também aprovaram proposta. Deliberação deve ser concluída nesta sexta-feira (19)

    459

    Os aeronautas da base da FENTAC/CUT aprovam nesta quinta-feira (18), em assembleias realizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e Campinas, a proposta  apresentada pelo vice-presidente do TST, ministro Ives Gandra Martins Filho, para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2015/2016.

    Segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas, apesar de não atingir a reivindicação dos 11% de reajuste retroativos à data-base de 1° de dezembro, a categoria aceitou a proposta levando em consideração o cenário atual da aviação.

    Diante disso, os aeronautas suspendem qualquer possibilidade de nova paralisação. 

    Proposta

    A proposta feita pelo ministro e aprovada pela categoria prevê:  reajuste de 11% pago em duas parcelas de 5,5%, em fevereiro e maio (não retroativo à data-base); reajuste de 11% retroativo nos benefícios (vale alimentação, diária alimentação, seguro de vida); abono no valor de 10% da remuneração total fixa e variável dos aeronautas a ser pago na folha de fevereiro (baseado no 13º salário de 2015); aumento do teto de remuneração para o recebimento de vale alimentação, hoje em R$ 4.000,00, na proporção de 5,5% em fevereiro e 5,5% em maio; garantia de não haver qualquer retaliação a curto, médio e longo prazo aos trabalhadores que efetuaram paralisação no dia 3 de fevereiro e encerramento da discussão sobre o cumprimento, por parte da categoria, das determinações do TST na execução do movimento de greve e a instituição de uma comissão paritária com representantes dos trabalhadores e das empresas para apresentar um termo aditivo à CCT referente ao passe livre e ao período oposto, com prazo até 30 de novembro.

    O TST deverá convocar a FENTAC, os aeronautas e as empresas aéreas para a assinatura da nova CCT nos próximos dias.

    Aeroviários

    A deliberação da proposta do TST continua. Em Porto Alegre e Campinas, os aeroviários também aprovaram a proposta na quinta (18). 

    Já na base do Sindicato Nacional, Recife e de Guarulhos, as assembleias  acontecem nesta sexta (19). Sendo no Nacional durante as trocas de turno, em Guarulhos pela manhã (11h30 e 12h) e tarde (16h e 16h30) e em Recife às 13h30, primeira chamada e às 14h, em segunda.