NOTAM (D0533/2009) SBRJ

O Sindicato Nacional dos Aeronautas não pode assistir passivamente o que está acontecendo com o aeroporto Santos Dumont (SDU). E não está!!!
Levamos ao conhecimento dos aeronautas, usuários e autoridades que o Notam D0533/2009 aindaestá dentro do prazode validade: 20 de junho de 2009. Tal NOTAM foca para a degradação do Coeficiente de Atrito da pista principal daquele aeroporto que atualmente encontra-se em .48 quanto o mínimo desejável é de .61!!!

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Chegou-nos, ainda, a informação de que aCamada Porosade Asfalto (CPA) está vencida desde dezembro de 2007. Gostaríamos que a INFRAERO se manifestasse a respeito dessa informação e do que mais for necessário para se garantir operações seguras no SDU.

O referido Notam nos diz integralmente que:

"Aeronaves cujos pesos sejam iguais ou superiores a 20 toneladas terão suas operações suspensas sempre que as pistas (02R/20L) estiverem molhadas devido Coeficiente de Atrito das referidas pistas estar ABAIXO do normal".

Estaremos atentos para a data na qual o mesmo expira: 20 de junho próximo. Não cremos ser possível ‘recuperar’ o Coeficiente de Atrito sem reformar a pista na sua totalidade. Questionamos, ainda, as autoridades responsáveis pelas operações seguras no SDU quanto a renovação e observância do Notam D0533/2009 e que nos diga se aCamada Porosa de Asfalto encontra-se realmente vencida desde dezembro de 2007.

Tendo a ANAC quase dobrado as operações naquele aeroporto o fator risco está e estará muito mais presente. Portanto, todo cuidado é pouco e não pretendemos ver mais uma aeronave do porte que for nas águas que acabam por ser as áreas de escape naturais.

Segue, abaixo, na íntegra o inteiro teor do Notam publicado para que todos os pilotos e DOV’s tenham conhecimento:

NOTAM (D0533/2009) AEROPORTO DO SANTOS DUMONT "SDU" RIO DE JANEIRO – RJ – BRASIL
13/04/09 21:06- 20/06/09 02:59 (Válido até 20 de junho de 2009)
 

RWY 02R/20L OPS LDG/TKOF ACFT A REAÇÃO COM PESO IGUAL OU SUPERIOR A 20 TONELADAS COMCONDIÇÃO DE RWY MOLHADA ESTÃO SUSPENSASDEVIDO *FCT ABAIXODO NORMAL.
 

NOTA: *FCT (Friction coefficient): COEFICIENTE DE ATRITO