Chegou-nos, ainda, a informação de que aCamada Porosade Asfalto (CPA) está vencida desde dezembro de 2007. Gostaríamos que a INFRAERO se manifestasse a respeito dessa informação e do que mais for necessário para se garantir operações seguras no SDU.
O referido Notam nos diz integralmente que:
"Aeronaves cujos pesos sejam iguais ou superiores a 20 toneladas terão suas operações suspensas sempre que as pistas (02R/20L) estiverem molhadas devido Coeficiente de Atrito das referidas pistas estar ABAIXO do normal".
Estaremos atentos para a data na qual o mesmo expira: 20 de junho próximo. Não cremos ser possível ‘recuperar’ o Coeficiente de Atrito sem reformar a pista na sua totalidade. Questionamos, ainda, as autoridades responsáveis pelas operações seguras no SDU quanto a renovação e observância do Notam D0533/2009 e que nos diga se aCamada Porosa de Asfalto encontra-se realmente vencida desde dezembro de 2007.
Tendo a ANAC quase dobrado as operações naquele aeroporto o fator risco está e estará muito mais presente. Portanto, todo cuidado é pouco e não pretendemos ver mais uma aeronave do porte que for nas águas que acabam por ser as áreas de escape naturais.
Segue, abaixo, na íntegra o inteiro teor do Notam publicado para que todos os pilotos e DOV’s tenham conhecimento:
NOTAM (D0533/2009) AEROPORTO DO SANTOS DUMONT "SDU" RIO DE JANEIRO – RJ – BRASIL
13/04/09 21:06- 20/06/09 02:59 (Válido até 20 de junho de 2009)
RWY 02R/20L OPS LDG/TKOF ACFT A REAÇÃO COM PESO IGUAL OU SUPERIOR A 20 TONELADAS COMCONDIÇÃO DE RWY MOLHADA ESTÃO SUSPENSASDEVIDO *FCT ABAIXODO NORMAL.
NOTA: *FCT (Friction coefficient): COEFICIENTE DE ATRITO