Brasil

Novembro Azul: Cuidar da saúde também é coisa de homem

Campanha visa alertar sobre o câncer de próstata

Por: Redação FENTAC com Instituto Lado a Lado - Publicação: 03/11/2015
Imagem de Novembro Azul: Cuidar da saúde também é coisa de homem

Arte: Mídia Consulte

Novembro é o mês de combate ao câncer de próstata. E para conscientizar milhares de homens, sobre a importância da prevenção e diagnóstico, entidades médicas em todo o mundo iniciam neste mês campanha chamada Novembro Azul. A FENTAC/CUT apoia essa iniciativa.

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro. No Brasil, o Instituto Lado a Lado pela Vida, é referência na missão de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde e procurar o médico com mais frequência. No ano passado, a mobilização para conscientizar sobre o câncer de próstata realizou mais de 1400 ações em todo o País, com a distribuição de cinco milhões de folhetos informativos em 23 Estados e no Distrito Federal.

Em 2015, centenas de ações ocorrerão em várias cidades do Brasil. Estão previstos Circuitos da Saúde, palestras em empresas para conscientizar os funcionários sobre a importância da prevenção, ações em estradas, estádios de futebol e locais públicos de grande circulação, além da iluminação de vários monumentos públicos de azul.

Sobre o Câncer de Próstata

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

- Estatísticas

O câncer de próstata é o tumor mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas dos tumores de pele, e o sexto tipo mais comum no mundo segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer).

A cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa do INCA é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, um caso a cada 7,6 minutos.

- Diagnóstico

A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame de toque retal, que são complementares, pois cerca de 20% dos casos não são detectados pelo PSA.

- Fatores de Risco

A recomendação é que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para realizar os exames preventivos anualmente. Indivíduos com história familiar de câncer de próstata, da raça negra, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos, pois possuem maior risco de desenvolver a doença.

- Prevenção

Quando diagnosticada precocemente as chances de cura da doença são de, aproximadamente, 90%.

 


Assessoria de Imprensa e Comunicação da FENTAC/CUT
Agência: Mídia Consulte Comunicação Criativa & Marketing
Jornalista Responsável e Editora: Viviane Barbosa Mtb 28121
Jornalista-redatora: Vanessa Barboza - Mtb 74572
Redação:  jornalismo@midiaconsulte.com.br


Notícias Relacionadas

Pilotos e copilotos na Azul aprovam plano de carreira

19/07/2017 -

As assembleias foram realizadas pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) em Campinas, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Belo Horizonte

Porto Alegre: Aeroviários participam de Fórum Sindical de Saúde do Trabalhador

31/01/2017 -

Atividade definiu criação da Frente em Defesa da Dignidade do Trabalho

Aeronautas se reúnem com Azul para tratar de problemas dos tripulantes

24/01/2017 -

Nova reunião está agendada para o dia 20 de fevereiro

+ Notícias

Publicações

+

Da Federação

Dos Sindicatos Filiados

Campanha Salarial 2018

Galeria de Fotos

Assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho dos aeroviários da FENTAC/CUT 2018/2019

Sindicatos Filiados

Parceiros