Brasil

Aeronautas assinam no TST nova CCT da aviação regular nesta sexta-feira (14)

A proposta, que foi elaborada pelo vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Renato de Lacerda Paiva, garante reajuste pelo INPC de salários e de todas as cláusulas econômicas

Por: Sindicato Nacional dos Aeronautas - Publicação: 11/12/2018
Imagem de Aeronautas assinam no TST nova CCT da aviação regular nesta sexta-feira (14)

assembleia que aprovou CCT dos aeronautas - foto: SNA

O Tribunal Superior do Trabalho marcou para sexta-feira, dia (14), a audiência para assinatura da nova Convenção Coletiva de Trabalho da aviação regular para 2018/2019.

O acordo, que já havia sido aprovado pela categoria dos aeronautas em assembleia no últmo dia 6, foi aceito também pelo sindicato patronal. 

A proposta, que foi elaborada pelo vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Renato de Lacerda Paiva, garante reajuste pelo INPC de salários e de todas as cláusulas econômicas e benefícios, além de manutenção de todas as demais cláusulas da atual CCT.

Inicialmente as companhias aéreas ofereceram reajuste abaixo da inflação para os salários e queriam dar 0% para as diárias. Desta forma, o acordo aprovado representou um avanço, já que irá garantir a recomposição inflacionária em todas as cláusulas econômicas.

Lembramos que assim que for assinada e homologada a nova CCT, seus efeitos serão retroativos a 1º de dezembro, que é a data-base da categoria.

Destacamos ainda que o ministro Lacerda Paiva se comprometeu a enviar ofício à Anac para solicitar celeridade na edição do RBAC 117, que trata da fadiga na aviação, de forma a contemplar as reivindicações da categoria no que se refere às jornadas na madrugada.

O SNA ressalta, por fim, que a mobilização da categoria foi fundamental durante toda a negociação de renovação da CCT, com assembleias que chegaram a reunir mais de mil tripulantes.

 


Assessoria de Imprensa e Comunicação da FENTAC/CUT
Agência: Mídia Consulte Comunicação Criativa & Marketing
Jornalista Responsável e Editora: Viviane Barbosa Mtb 28121
Jornalista-redatora: Vanessa Barboza - Mtb 74572
Redação:  jornalismo@midiaconsulte.com.br


Notícias Relacionadas

Campanha Salarial: Aeronautas realizarão assembleia nesta terça-feira (18)

17/12/2018 -

Os tripulantes vão deliberar sobre o recuo do SNEA que disse que não aplicará o reajuste do INPC nas diárias internacionais

Aeroviários de Guarulhos, Pernambuco, Porto Alegre e Nacional assinam nova CCT 2018-2019 com empresas aéreas

13/12/2018 -

O balanço da Campanha Salarial foi positivo. Além da reposição integral da inflação nos salários e demais benefícios econômicos (3,56%); todos os direitos conquistados nas Convenções foram garantidos e os trabalhadores e trabalhadoras conquistaram também cinco novas cláusulas sociais

Campanha Salarial: Aeroviários vão avaliar nova proposta das empresas aéreas em assembleias nos dias 10, 11 e 12 de dezembro

07/12/2018 -

Próxima rodada de negociação está agendada para o dia 13 de dezembro

+ Notícias

Publicações

+

Da Federação

Dos Sindicatos Filiados

Campanha Salarial 2018

Galeria de Fotos

Assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho dos aeroviários da FENTAC/CUT 2018/2019

Sindicatos Filiados

Parceiros