Reeducação alimentar combate o colesterol ruim

Confira três dicas para diminuir este mal

82

Para começar a reeducação alimentar para diminuir o colesterol é preciso estar determinado e querer mudar hábitos, mas estar ciente de que a nova forma de se alimentar deve levar cerca de seis semanas para se tornar um hábito.

Confira três dicas para combater este mal:

Encontrar os erros alimentares

Para começar a reeducação alimentar é necessário ter consciência do que está fazendo de errado e por isso aconselhamos que anote tudo o que comer, fazendo um diário alimentar.

Neste diário anote tudo o que come, inclusive as quantidades durante pelo menos 7 dias. Aproveite para anotar também se comeu porque estava com fome, sede, alegre, triste ou porque simplesmente estava à sua frente e comeu mesmo sem fome.

Adequar à alimentação

Após saber exatamente o que comeu durante 1 semana inteira, analise o que andou comendo, as quantidades e reflita se segue o princípio de:

  • Comer de 3 em 3 horas;
  • Beber 2 litros de água, suco ou chá todos os dias;
  • Comer frutas, legumes, verduras e cereais diariamente.

Se descobrir que não conseguiu seguir exatamente estas orientações. Escolha 1 delas para adotar como novo hábito na primeira semana da reeducação alimentar e assim por diante. Substituir um mau hábito de cada vez é muito mais saudável e mais fácil de cumprir, adotando como novo estilo de vida.

Por exemplo:

  • Frutas: Se descobriu que não come frutas regularmente, experimente levar 1 fruta para o trabalho e comer todos os dias, na primeira semana, tornando isso um hábito.
  • Horários: Se não consegue se alimentar a cada 3 horas, experimente adequar a quantidade das refeições que faz para que isto seja possível. Geralmente não temos fome após 3 horas, se comemos demais na refeição anterior.
  • Legumes: Se não come legumes, nem salada regularmente, experimente comer 1 legume diferente por dia. Aprenda a variar as refeições.

Outra dica importante para adequar a alimentação para diminuir o colesterol é restringir o consumo de gorduras.

Planejar as refeições

Aprenda a planejar as refeições porque assim você sabe o que está comendo, como foi feito e pode escolher melhor aquilo que vai comer. A dica é pensar no que irá comer amanhã ainda hoje, e de preferência deixar tudo preparado para o dia seguinte.

Levar as refeições para o trabalho além de ser mais econômico, ajuda a fazer as melhores escolhas, que nem sempre são possíveis ao comer fora, num bar ou restaurante. Se for preciso, faça um cardápio semanal para facilitar.

Anote os horários das refeições, o que pretende comer, incluindo as quantidades e veja semanalmente como está o processo da reeducação alimentar. Lembre-se que o objetivo é diminuir a quantidade de gordura que ingere, inclusive nos finais de semana.

 Do Tua Saúde