SNA denuncia TEEM ao MPT e à Anac

Sindicato classifica direção da empresa como “omissa” e “exploradora”
Por Cláudia Fonseca
Após constantes tentativas de diálogo com a companhia de transporte aéreo TEEM, o Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA) vai denunciar as irregularidades cometidas pela empresa ao Ministério Público do Trabalho (MPT) e à Agência Nacional em Aviação Civil (ANAC). Os descumprimentos da legislação trabalhista ocorrem no Rio de Janeiro (Santos Dumont), Macaé, Campos e Vitória.

274

 

De acordo com os trabalhadores, a TEEM pratica desvio de função, obrigando aeroviários a realizarem atividades de aeronautas, não cumpre o acordo do FGTS junto a Caixa Econômica e comete assédio moral. Apesar de nos últimos dois meses duas correspondências terem sido enviadas pelo SNA ao dono da companhia, comandante Mario Cesar Soares Moreira, nenhum retorno foi dado.

Essa não foi a única tentativa de diálogo. Em julho, o sindicato se reuniu com o chefe do Departamento Pessoal da empresa e com a filha de Mario Moreira . Eles se comprometeram em enviar cópia do acordo com a Caixa para análise e por fim ao assédio moral praticado pelo gerente do Santos Dumont. Mas nada foi feito. A falta de comprometimento faz com que o SNA classifique a direção da TEEM como omissa e exploradora.

Um exemplo é um dos chefes de manutenção da empresa, que ameaça os mecânicos durante o horário de trabalho. “Esses profissionais precisam de tranquilidade para realizar suas atividades, que são de grande importância”, declara a direção do sindicato. O órgão enviou à ANAC um pedido de fiscalização técnica e entrevista aos mecânicos para detectar assédio moral.

Reforço de fiscalização da ANAC

Segundo a direção do SNA, é a falta de fiscalização da ANAC nas empresas comerciais que permite essas irregularidades. “A Agência é frouxa em sua vistoria e as punições aplicadas vencem”, garante um dos diretores do sindicato. Isso é preocupante, já que a falta de inspeção pode comprometer a segurança de voo. Dessa vez, os dirigentes sindicais esperam que uma medida favorável a categoria e ao público usuário seja tomada.

Fonte: www.sna.org.br