Dirigentes da FENTAC/CUT e dos sindicatos filiados de aeronautas e aeroviários Guarulhos, Recife, Porto Alegre, Campinas e do Sindicato Nacional dos Aeroviários estão reunidos em Bogotá, na Colômbia, no Encontro Regional da Rede Sindical LATAM da Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes (ITF).
Atividade iniciou na terça-feira (13) e reúne sindicalistas brasileiros e latino-americanos , como Paraguai e Equador, que estão debatendo o fortalecimento da Campanha Internacional em defesa da profissão do mecânico de aeronave e contra a terceirização no trabalho, bem como o andamento das campanhas salariais que iniciaram em alguns países, no Brasil, a data-base é 1º de dezembro.
A Campanha Salarial da FENTAC na aviação regular terá início com o lançamento nacional no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na próxima semana. O presidente da Federação, o aeronauta comissário de voo na Gol, Sergio Dias, disse que a conjuntura do Brasil é bastante preocupante, do ponto de vista do comportamento político, no qual o governo interino apresenta agenda uma neoliberal de ataques aos direitos e por outro econômico, no qual as regras de mercado têm prevalecido.
No entanto, Dias disse que uma coisa é certa: os aeronautas e aeroviários produziram nos últimos 12 meses e, portanto, têm direito a receber a reposição integral da inflação e mais 5% de ganho real. "Não vamos abrir mão da reposição da inflação. Sabemos das dificuldades, mas temos condições de avançar. O setor está demitindo muita gente, e os que ficaram estão produzindo muito mais e ganhando um salário inferior e, portanto, têm direito de receber pela riqueza que ajudaram a produzir " atesta.
O sindicalista conta que em todas as Campanhas da Aviação as empresas aéreas sempre tiveram a premissa de esperar "o bolo crescer para dividir" e nesse ano não será diferente. "Eles virão com um discurso tenebroso, mas não é isso que estamos vendo, o mercado está dando sinais de recuperação", argumenta.
Para a coordenadora da ITF e da RedeLatam, Dina Feller, o Encontro foi bastante produtivo e com a união e solidariedade de todos os sindicatos será fundamental para avançar nas reivindicações.
Moções
O Encontro Regional da Rede Sindical LATAM-ITF termina nesta quarta-feira (14). O diretor da FENTAC e do Sindigru, Orisson Melo, disse que os sindicalistas estão definindo estratégias de organização conjunta nos trabalhos e em grupos. “Também elaboramos uma moção contra o golpe de Estado no Brasil e outra em repúdio ao projeto de lei da terceirização, que faz parte da reforma trabalhista proposta por Michel Temer”, relata ao Portal FENTAC.
Logo mais, acompanhe a cobertura completa dos desdobramentos do Encontro Regional, em Bogotá/Colômbia.