Sobre a FENTAC

A FENTAC-CUT, Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil na CUT reúne os seis sindicatos do setor aéreo:

Sindicato Nacional dos Aeronautas,
Sindicato Nacional dos Aeroviários,
Sindicato Nacional dos Aeroportuários,
Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos,
Sindicato dos Aeroviários de Pernambuco e,
Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre.

É filiada à ITF, Federação Internacional dos Trabalhadores do Transporte, e à CNTTL-CUT, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística da CUT.

Quem Somos
A grande missão das entidades sindicais é a construção da unidade das trabalhadoras e trabalhadores, defendendo seus direitos e anseios junto ao Executivo, ao Legislativo, às empresas, buscando melhores condições de trabalho e lutando pela construção de uma vida melhor para toda as trabalhadoras e trabalhadores brasileiros.

É papel dos sindicatos do setor aéreo e da FENTAC-CUT a organização e mobilização das categorias em prol das campanhas salariais, renovação das convenções e acordos coletivos de trabalho, fiscalização das empresas frente a denúncias de irregularidades no cumprimento da legislação trabalhista e assistência aos associados.

É dever dos sindicatos e, principalmente, da FENTAC, acompanhar e fiscalizar a regulação do setor aéreo, garantido as normas nacionais e internacionais de segurança nas operações e nos voos

A FENTAC vem atuando, desde sua fundação, o fortalecimento de seus sindicatos filiados e a luta das trabalhadoras e trabalhadores. Inclusive, propõe fóruns, nacionais e internacionais, construindo regulações adequadas para garantir a segurança das trabalhadoras e trabalhadores e, também, dos passageiros.

Os sindicatos filiados à FENTAC-CUT representam cerca de 110 mil profissionais na aviação, divididos em três categorias:

Aeroviários – que trabalham em solo no aeroporto: agente de check-in/atendimento, auxiliar de serviços gerais, mecânicos de aeronaves, agente de proteção/bagagem, operador de equipamentos, entre outros;

Aeronautas – que trabalham na aeronave: comandantes – pilotos, co-pilotos – comissários e comissárias de voo, entre outros;

Aeroportuários – trabalhadora e trabalhadores da INFRAERO e das concessionárias privadas que administram hoje seis aeroportos no Brasil.