Brasília: Aeroviários se reúnem com administradora do Aeroporto JK

Encontro debateu problemas enfrentados pela categoria

431

Dirigentes do Sindicato Nacional dos Aeroviários, da subsede de Brasília, se reuniram na sexta (11) com o superintendente do Aeroporto Juscelino Kubitschek, Carlos Dias, e com representantes da Inframerica, concessionária responsável pela administração do terminal.

De acordo com o Sindicato, o encontro teve como objetivo debater problemas enfrentados pela categoria no Distrito Federal.

Um dos pontos mais delicados envolve a demissão em massa dos  Agentes de Proteção de Aviação Civil (APACs), que ocorreu entre outubro e novembro. Carlos Geiso, representante sindical da subsede de Brasília, conta que houve cerca de 40 baixas no setor de Raio-X nesse período. “Esses profissionais foram dispensados em um momento crítico, justamente quando são mais necessários. Os trabalhadores que ficaram estão sobrecarregados com a excesso de demanda”, lamenta.

Durante a reunião, dirigentes sindicais foram informados de que essas demissões estão suspensas. A direção do SNA continua se empenhando ao máximo para intervir e impedir que um número ainda maior de profissionais seja mandado embora.     

Revindicações e melhorias

No encontro, também foi discutidas algumas reivindicações, entre elas, a criação do vale combustível, estacionamento no aeroporto com 50% de desconto para associados ao Sindicato, além do pagamento da cesta básica durante férias e licença maternidade.

Dirigentes sindicais também lutam pela melhora da estrutura do Aeroporto Juscelino Kubitscheck. Entre as reivindicações constam a instalação de bebedouros no pátio para os profissionais de rampa, troca das cadeiras nos postos dos agentes de check-in e criação de um refeitório onde aeroviários e aeroviárias possam realizar suas refeições com tranquilidade, conforto e segurança.