Dirigentes do Sindicato Nacional dos Aeroviários, da subsede de Brasília, se reuniram na sexta (11) com o superintendente do Aeroporto Juscelino Kubitschek, Carlos Dias, e com representantes da Inframerica, concessionária responsável pela administração do terminal.
De acordo com o Sindicato, o encontro teve como objetivo debater problemas enfrentados pela categoria no Distrito Federal.
Um dos pontos mais delicados envolve a demissão em massa dos Agentes de Proteção de Aviação Civil (APACs), que ocorreu entre outubro e novembro. Carlos Geiso, representante sindical da subsede de Brasília, conta que houve cerca de 40 baixas no setor de Raio-X nesse período. “Esses profissionais foram dispensados em um momento crítico, justamente quando são mais necessários. Os trabalhadores que ficaram estão sobrecarregados com a excesso de demanda”, lamenta.
Durante a reunião, dirigentes sindicais foram informados de que essas demissões estão suspensas. A direção do SNA continua se empenhando ao máximo para intervir e impedir que um número ainda maior de profissionais seja mandado embora.
Revindicações e melhorias
No encontro, também foi discutidas algumas reivindicações, entre elas, a criação do vale combustível, estacionamento no aeroporto com 50% de desconto para associados ao Sindicato, além do pagamento da cesta básica durante férias e licença maternidade.
Dirigentes sindicais também lutam pela melhora da estrutura do Aeroporto Juscelino Kubitscheck. Entre as reivindicações constam a instalação de bebedouros no pátio para os profissionais de rampa, troca das cadeiras nos postos dos agentes de check-in e criação de um refeitório onde aeroviários e aeroviárias possam realizar suas refeições com tranquilidade, conforto e segurança.