Brasília: SNA realiza ação de mobilização da Campanha Salarial no Aeroporto JK

Até agora, foram realizadas duas rodadas de negociação com as empresas aéreas, sem nenhuma resposta sobre a pauta de reivindicações dos trabalhadores

337

A direção do Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA), no Aeroporto Internacional de Brasília "Juscelino Kubitschek", realizou um café da manhã com os trabalhadores das empresas auxiliares e das companhias aéreas para socializar o andamento da Campanha Salarial, que iniciou há uma semana com as empresas aéreas. Dirigentes também fizeram um Ato no Aeroporto.

A preocupação com a segurança de voo é o mote da Campanha Salarial 2016/2017 da FENTAC/CUT, que traz o slogan “Profissional Fadigado, Seu Voo Ameaçado” que tem o objetivo de mostrar que as empresas aéreas têm adotado políticas severas de redução de custos, que querem acabar com a profissão de mecânico de aeronave e em alguns casos estão substituindo esses profissionais altamente qualificados por trabalhadores não habilitados para essa função.

""

Esse fato somado  às escalas exaustivas e cansativas dos tripulantes com o aumento da terceirização de atividades essenciais, como agente de rampa e bagagem, geram um enorme perigo para segurança de voo dos passageiros que voam nas aeronaves. 

""

Rodada de Negociação

Até agora, foram realizadas duas rodadas de negociação, sem nenhuma resposta sobre a pauta de reivindicações dos trabalhadores. Na próxima rodada, que acontecerá no dia 9 de novembro, a FENTAC cobrará do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (SNEA) uma posição sobre o reajuste salarial e a resposta sobre as cláusulas sociais que os sindicatos propõem melhorias

A FENTAC orienta que todos os trabalhadores se mantenham mobilizados e acompanhem os comunicados que serão divulgados.

Já foram realizados atos de lançamentos e ações de mobilização nos aeroportos: GRU Airport, em Guarulhos no dia 21 de setembro, no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre,no dia 3 de outubro, no Aeroporto Gilberto Freire, em Recife no 13 de outubro, e no Aeroporto JK, em Brasília, no dia 4 de novembro.

""
Reivindicações dos aeroviários e aeronautas da Campanha Salarial 2016/2017
As principais reivindicações da Campanha Salarial dos aeronautas e aeroviários da FENTAC são:
Reposição integral da inflação da data-base, 1º de dezembro, e mais 5% de ganho real (produtividade):
Garantia do nível de emprego nas bases da FENTAC;
Manutenção dos direitos nas Convenções Coletivas de Trabalho:
Ampliação e melhorias nos direitos econômicos e sociais.