Campanha Salarial: Aeronautas e aeroviários da CUT realizarão ato de lançamento no Aeroporto Internacional de Guarulhos na sexta (25)

    Categorias reivindicam 15% de reajuste salarial e avanços nos direitos sociais

    426

    Com o slogan “Aviação transporta o Brasil: Crise aqui não!” os aeronautas e aeroviários da base da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT (FENTAC/CUT) iniciarão em todo o País a Campanha Salarial 2015/2016. (arte da Campanha: Mídia Consulte)

    A data-base das categorias é 1º de dezembro e estarão em campanha cerca de 70 mil trabalhadores em todo o Brasil.

    Na próxima sexta-feira (25), as categorias realizarão Ato de Lançamento no Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU Airport). A concentração será, às 10h, em frente à Subsede do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos, no Aeroporto, localizada entre os Terminais 1 e 2, no térreo.

    Reajuste Salarial de 15%

    Em assembleias realizadas na semana passada, aeronautas de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Brasília, Porto Alegre e os aeroviários de Guarulhos, Recife, Porto Alegre e nas bases do Sindicato Nacional dos Aeroviários definiram as reivindicações que destacam: reajuste de 15% nos salários (reposição da inflação, mais aumento real e produtividade das empresas) e de 20% nos pisos salariais e nas cláusulas econômicas (vales-alimentação e refeição e diária  para os aeroviários e para os aeronautas correções nas diárias nacionais e internacionais, vale-alimentação e seguro de vida), melhoria nas condições de trabalho, valorização e ampliação nos direitos sociais.

    Aviação vive boa fase
    Dados recentes da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) mostram que a aviação civil brasileira passa longe da crise econômica. No acumulado de 2015, 4,2 milhões de pessoas utilizaram as empresas do Brasil para viajar pelo mundo. Entre janeiro e julho de 2014, foram 3,6 milhões de pessoas.

    A demanda (que considera o número de passageiros pagantes transportados por quilômetro) no mercado internacional cresceu pelo 17º mês consecutivo. A alta foi de 21,9%, na comparação com julho de 2014. Já a oferta (que contabiliza assentos oferecidos por quilômetro) teve o 12º mês seguido de elevação, com 25,2%.

    Já a demanda no mercado doméstico atingiu, em julho, 22 meses seguidos de crescimento. Com alta de 8,6%, alcançou o maior nível para o mês, desde o início da série. Foram transportados nove milhões de passageiros. No acumulado do ano, 56,5 milhões de pessoas viajaram de avião pelo Brasil, dois milhões a mais que no mesmo período de 2014.

    O mote da nossa Campanha: Aviação Transporta o Brasil: Crise aqui não! mostra o bom crescimento na demanda, o maior aproveitamento das aeronaves e que os trabalhadores passaram a produzir mais e com menos profissionais. Não aceitaremos a desculpa da ‘crise’ como argumento das empresas para não avançarem no aumento salarial, bem como nas melhorias e ampliação nos direitos sociais que os aeronautas e aeroviários merecem”, frisa o presidente da FENTAC/CUT, o aeronauta, comissário de voo na Gol, Sergio Dias.

    Entrega de pautas

    A FENTAC e os sindicatos filiados entregarão as pautas de reivindicações para o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), que representa as companhias TAM, Azul e Avianca, na quarta-feira (23), na sede da entidade patronal.

    Serviço
    Ato de Lançamento da Campanha Salarial dos aeronautas e aeroviários da FENTAC/CUT
    Data: 25 de setembro (sexta-feira)
    Horário: 10h
    Concentração:  em frente à Subsede do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos
    Local: localizada entre os Terminais 1 e 2, no térreo.

     

    Leia mais sobre o Perfil da Campanha Salarial da FENTAC/CUT e baixe as peças em vetor e material da Campanha

    Viviane Barbosa, Assessora de Imprensa e Comunicação da FENTAC/CUT