Campanha Salarial: Aeroportuários iniciam negociações com a Infraero

Próxima rodada está agendada para os dias 16 e 17 de junho, nas dependências da Infraero em Brasília

345

Dirigentes do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina) se reuniram, nos dias 25 e 26 de maio, nas dependências do Aeroporto de Congonhas, com a comissão de negociação da Infraero para mais uma rodada de negociações da Campanha Salarial da categoria. Na primeira rodada de negociações da data-base 2015, a empresa apresentou uma contraproposta à pauta de reivindicações dos aeroportuários.

A proposta da Infraero é de um acordo de dois anos, com reposição salarial pelo IPCA (na ordem de 8,17 %), sem ganho real de salário, e com a divisão da categoria: a estatal quer garantir os benefícios do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) para os atuais aeroportuários e aplicar apenas a CLT para os que forem contratados a partir de agora.

A proposta de diferenciação dos trabalhadores da Infraero alterou o humor na mesa de negociação e foi veementemente rejeitada pela direção do Sina. “A diretoria da Infraero insiste em mandar um acordo que não temos condições alguma de colocar em assembleia. Isso chega a ser vergonhoso”, afirmou Samuel Santos, diretor financeiro do Sina.

O diretor jurídico do Sina, Marcelo Tavares, ressalta que os empregados não são culpados pela gestão equivocada tanto da direção da empresa, como do governo federal. “Está mais do que provado que as concessões dos aeroportos públicos foram desastrosas para os empregados da Infraero, muito diferente do que pregou o presidente da empresa em seus discursos pré concessão”, afirmou Tavares.

“Os aeroportuários já demonstraram na última data-base que defenderão a unidade da categoria e os direitos, assim como o respeito que merecem. Se o embate contra a empresa for necessário, que assim seja”, completa o presidente do Sina, Francisco Lemos.

Próxima rodada

A próxima rodada de negociações está agendada para os dias 16 e 17 de junho, nas dependências da Infraero em Brasília.

Com Sindicato Nacional dos Aeroportuários