Campanha Salarial: Negociação entre FENTAC/CUT e SNETA continua na quinta (8)

A rodada acontecerá na sede do sindicato patronal, no Rio de Janeiro

460

A Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes da CUT (FENTAC/CUT) continua a rodada de negociação da Campanha Salarial com o Sindicato Nacional das Empresas de Táxi Aéreo  (SNETA) na quinta-feira (8), às 14h30. A reunião acontece na sede do sindicato patronal, no Rio de Janeiro.

Na última rodada realizada no dia 11 de dezembro, o SNETA ofereceu à Federação apenas um abono no valor de R$ 720 aos aeroviários e R$ 1800 aos aeronautas, a ser pago em duas parcelas: 50% em  março e 50% em setembro de 2015.  A bancada patronal não ofereceu nenhum reajuste nas cláusulas econômicas e sociais. Os trabalhadores reivindicam 11% de aumento salarial e aplicação deste índice nos demais itens econômicos.

Proposta sofrível

Para o presidente da FENTAC/CUT, Sergio Dias, a proposta do SNETA é sofrível e não representa nenhum avanço na pauta de reivindicações dos trabalhadores, mas sim, uma redução no salário da categoria. “As empresas alegam que o setor está num momento ruim, mas os dados não são pautados nas estatísticas. Esperamos que na próxima rodada, as empresas apresentem algo satisfatório”, pontuou.

Reivindicações (táxi aéreo)
– Reajuste de todos os itens econômicos (salários, diárias, pisos, vale-alimentação, diária de hotel e seguro): 11%
– Alteração da cláusula da Compensação Orgânica;
– Remuneração das horas noturnas;
– Inclusão de cláusula de multa em caso de descumprimento.

Em campanha

A data-base das categorias é 1º de dezembro e estão em campanha cerca de 70 mil aeronautas e aeroviários em todo o País. A base da Federação é representada pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA/CUT), pelos Sindicatos regionais dos Aeroviários de Guarulhos, Porto Alegre, Campinas, Recife e pelo Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA/CUT), que representa 22 estados.

Hotsite da Campanha

Os slogans da Campanha Salarial da FENTAC são “Desafio a empresa a me valorizar” e “Chega de Ganhar Mal, Queremos mais Direitos e Ganho real”. A entidade fez um hotsite(www.aeronautaseaeroviarios.com.br) que traz informações sobre a aviação civil no Brasil, no mundo, comparativos dos salários nos últimos anos, perfil das categorias, receita das companhias aéreas e imagens da repercussão da Campanha nos aeroportos de todo o Brasil.

Vanessa Barboza, Redação FENTAC