Carta dos mecânicos de aeronave na LATAM gera repercussão na internet e causa preocupação nos passageiros

Documento denúncia precarização da mão de obra e alerta o presidente da companhia aérea, Enrique Cueto, sobre a segurança de voo

424

Uma onda de alerta tomou conta de internet após a divulgação do Portal FENTAC da carta dos mecânicos de aeronave de toda América Latina na LATAM (fusão entre a chilena LAN Airlines e a brasileira  TAM Linhas Aéreas) ao presidente da companhia aérea, Enrique Cueto, alertando sobre a segurança de voo.

O documento teve mais de 10 mil acessos, cerca de 47 mil hits e mais de 7500 curtidas no Facebook. 

Passageiros demonstraram preocupação diante da grave denúncia dos mecânicos a respeito da precarização da mão de obra, que pode acarretar em consequências desastrosas e colocar em risco a vida  e a integridade das pessoas que voam nos aviões da companhia.

Em um dos comentários, uma passageira considerou a situação gravíssima. “Precarizar o serviço de manutenção das aeronaves é colocar em risco, deliberadamente, a vida de milhares que usam seus serviços, LATAM (LAN E TAM). Esperemos que providências sejam tomadas, ante essa tragédia anunciada”

Outro comentário dizia: “Temos que tomar cuidado na hora de escolhermos as companhias!” Muitos usuários alegaram que diante da situação não iriam voar mais pela companhia. 

Na carta, os trabalhadores solicitam que sejam tomadas providências sobre a tentativa de substituição de pessoal técnico, com licença para trabalhar em aviões, por encarregados de operação de plataforma, criados somente para baixar custos de manutenção, planos de terceirização que visam precarizar a mão de obra, entre outros pontos.

Até o momento, não houve pronunciamento da LATAM a respeito da carta.

Leia mais em: Mecânicos de aeronaves de toda a América do Sul enviam carta de alerta ao presidente da LATAM