Celso Klafke é eleito membro da direção nacional do Dieese

O diretor da FENTAC e do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre assume o cargo em 1º de fevereiro de 2017

760

O secretário de Saúde da FENTAC e dirigente do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre, Celso Klafke, foi eleito membro da direção nacional do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

A eleição ocorreu nos dias 6 e 7 de dezembro. Celso representará os trabalhadores em transportes na aviação da CUT e  fará parte do conselho que se reúne para fazer o planejamento político e econômico do Instituto. Além disso, acompanhará as reuniões nos escritórios regionais da entidade.  O mandado do sindicalista tem duração de três anos.

“O Dieese é um órgão sério e muito importante para o movimento sindical, pois é responsável pela medição da inflação, elabora pesquisas e estudos para as negociações salariais e valoriza o papel das centrais sindicais. Vamos trabalhar para que a entidade continue sendo propositiva com os sindicatos de trabalhadores”, destaca Klafke.

O novo presidente do Instituto é Luís Carlos de Oliveira, o Luisinho, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Mogi das Cruzes e Região (Força Sindical) e coordenador do Departamento de Segurança e Saúde do Trabalhador da entidade. Ele irá substituir Zenaide Honório, secretária de Formação do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp, filiada à CUT).

As centrais revezam-se na direção do Dieese, que em 2015 completou 60 anos. O Instituto tem uma direção sindical e uma diretoria técnica, sob o comando do economista Clemente Ganz Lúcio.

Segundo relatório referente às atividades do ano passado, até 31 de dezembro, a entidade tinha 711 associados – em 24 das 27 unidades da federação – e 64 subseções, que atuam em Sindicatos, Federações e Confederações.

Na FENTAC, o sociólogo, Mahatma Ramos é o técnico do Dieese responsável pelas pesquisas e estudos econômicos.

A posse da diretoria eleita acontecerá no dia 1º de fevereiro de 2017.