Cerca de 15 milhões passageiros passaram pelos principais aeroportos do Brasil no fim de ano, aponta SAC

O número corresponde a 75% do total esperado para o período, estimado em 20 milhões

362

Entre 14 e 15 milhões de passageiros passaram pelos principais aeroportos do País nas três primeiras semanas de operação fim de ano 2014/2015, que começou no dia 15 de dezembro e vai até 10 de janeiro. O número corresponde a 75% do total de passageiros esperados para o período, estimado em 20 milhões, segundo análise da Secretaria de Ação Civil (SAC).

Em todo o mês de dezembro, o índice de atraso – quando o tempo de decolagem ultrapassa 30 minutos do programado – foi de 11,3%. Para efeito de comparação, no mesmo período de 2013, esse índice foi de 14,8% – uma redução de 23% no número de voos atrasados. Somente nas três primeiras semanas da operação, os atrasos foram ainda menores: 10,4%.

As condições meteorológicas adversas em parte dos principais aeroportos do País, como os de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, contribuíram para o índice de atraso registrado em todo o mês de dezembro. O Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, por exemplo, fechou por várias horas nos dias 16 e 17, devido ao mau tempo.

“Mesmo assim os números foram positivos.  Mostram que a operação saiu como planejada. Mesmo com as adversidades do tempo e maior número de passageiros em circulação, a operação nos aeroportos se deu de forma adequada”, avaliou o ministro Eliseu Padilha.

Com SAC