Dia Internacional da Mulher é data de comemoração e reflexão

FENTAC incentiva mudanças individuais e coletivas em data celebrada no mundo todo

229

Comumente utilizado por marcas para se promover ou para vender seus produtos, o Dia Internacional da Mulher merece ser mais do que isso.

Para a FENTAC, este dia deve servir não só para celebrações e felicitações, mas também para que possamos refletir sobre.

Principalmente no ambiente de trabalho, há muito o que trabalhar na nossa cultura com relação ao machismo. Segundo pesquisa do LinkedIn, em 2020 quase metade das mulheres já havia sofrido algum tipo de assédio sexual em ambiente de trabalho.

“Esses e ainda outros números nos assustam e exigem de cada um de nós alguma ação direta”, afirma a diretoria da FENTAC.

Para os diretores, podemos, individual e coletivamente, lutar para uma mudança de cultura. “É sobre respeito individual e sobre cobrar nossos colegas para que tenham a mesma postura respeitosa”, coloca a FENTAC.

A Federação acredita também no exercício do acolhimento. Conforme a mesma pesquisa do LinkedIn, somente 5% das mulheres relatam os casos de assédio para o departamento de Recursos Humanos.

“Se não mudarmos nossa postura como sociedade e não passarmos a exercer um papel mais ativo no combate ao assédio, continuaremos com esses números assustadores”, afirma a FENTAC.

Para encerrar, a Federação deseja um bom Dia Internacional da Mulher para todas as trabalhadoras da aviação. “Nossa mensagem neste dia vem em tom de cobrança, mas é apenas para que no futuro possamos ter nesta data mais motivos para comemorar”, encerra a entidade.