Os aeroviários no setor de rampa da Latam, que atuam no turno da madrugada, no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió (AL), estão sofrendo com desvio de função. A informação é do Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA).
De acordo com Fábio Pitombeira, diretor do SNA e representante local, os profissionais estão fazendo a limpeza das aeronaves e chegam ao cúmulo de pegarem emprestado o uniforme branco dos trabalhadores que desempenham oficialmente a atividade.
“O uniforme branco fica disponibilizado em um armário de acesso para todos. A determinação é de um líder que assumiu interinamente”, conta Fábio.
Segundo ele, a prática de desvio de função também ocorre durante o dia, mas no sentido reverso. As funcionárias de limpeza exercem atividades de responsabilidade do setor administrativo e têm acesso ao sistema. O excesso de jornada nos dois turnos resulta em doenças laborais como lesões na coluna e tendinite em função de movimentos repetitivos em alta intensidade.
O SNA está buscando o diálogo para o fim da prática da irregularidade. Mas caso a gestão da Latam não mude de política, a entidade vai tomar medidas judiciais contra a empresa.