Maceió: Aeroviários na Latam sofrem com desvio de função

Segundo Sindicato, profissionais estão tendo que realizar a limpeza das aeronaves

681

Os aeroviários no setor de rampa da Latam, que atuam no turno da madrugada, no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió (AL), estão sofrendo com desvio de função.  A informação é do Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA).

De acordo com Fábio Pitombeira, diretor do SNA e representante local, os profissionais estão fazendo a limpeza das aeronaves e chegam ao cúmulo de pegarem emprestado o uniforme branco dos trabalhadores que desempenham oficialmente a atividade.

“O uniforme branco fica disponibilizado em um armário de acesso para todos. A determinação é de um líder que assumiu interinamente”, conta Fábio.

Segundo ele, a prática de desvio de função também ocorre durante o dia, mas no sentido reverso. As funcionárias de limpeza exercem atividades de responsabilidade do setor administrativo e têm acesso ao sistema. O excesso de jornada nos dois turnos resulta em doenças laborais como lesões na coluna e tendinite em função de movimentos repetitivos em alta intensidade. 

O SNA está buscando o diálogo para o fim da prática da irregularidade. Mas caso a gestão da Latam não mude de política, a entidade vai tomar medidas judiciais contra a empresa.