Táxi Aéreo: Segunda rodada entre FENTAC e SNETA termina sem avanço

Empresas não apresentam proposta para renovação da CCT de 2016/17

717

Terminou sem avanço a segunda rodada de negociação realizada entre FENTAC e  o Sindicato Nacional das Empresas de Táxi Aéreo (SNETA) para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho do Táxi Aéreo 2016/2017, cuja data-base venceu no último dia 1º de dezembro. O encontro aconteceu na sexta (6), na sede do Sindicato patronal.

Na ocasião, as empresas, mais uma vez,  não apresentaram propostas para a renovação. A pauta de reivindicações foi aprovada pelos aeronautas e aeroviários do setor e entregue ao SNETA no ano passado.

Os trabalhadores reivindicam a reposição integral  da inflação calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) dos 12 meses da data-base de dezembro, que fechou em 7,39%, mais 5% de ganho real nos salários e demais benefícios. 

Próxima rodada

A próxima rodada de negociação entre FENTAC e SNETA acontece no dia 26 de janeiro, às 10h, na sede do Sindicato patronal, no Rio de Janeiro. 

CCT 2015/2016

A FENTAC e os Sindicatos dos aeroviários e aeronautas ainda aguardam o desfecho da renovação da CCT 2015/2016, cuja data-base venceu há mais de um ano, em 1º de dezembro de 2015.

Após a realização de duas greves pelas categorias, e diante do impasse gerado pelo SNETA, a questão foi levada ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) para instauração de processo de dissídio coletivo.