Equador: Delegação sindical internacional fará protestos contra a demissão da companheira Jimena López

Também haverá mobilizações durante o Dia Internacional da Mulher em todo o mundo

389

Representantes sindicais de várias partes do mundo chegam ao Equador nesta sexta-feira (6) para protestar contra a demissão sem justa causa da companheira, Jimena López, da LAN Equador.

Durante quatro dias, serão realizados protestos em todo o mundo em solidariedade à líder sindical. A mobilização coincidirá com o Dia Internacional da Mulher, 8 de março. Após o protesto no Equador, a delegação se reunirá com representantes do governo equatoriano, que apoiam a reintegração da sindicalista.

"Jimena é a secretária-geral e fundadora do Sindicato dos Trabalhadores de Aerolane (SITA). Sua demissão é um ataque claro da empresa contra a representação sindical . Além disso,inconstitucional, como afirma o governo do Equador", explica Alison McGarry, coordenadora de Mulheres no Transporte da Federação Internacional dos Trabalhadores (ITF).  

A missão internacional de sindicalistas e os protestos durante o Dia Internacional da Mulher são atos para questionar o posicionamento da LATAM. “ Liguei para os chefes da LATAM e o CEO da empresa, Enrique Cueto Plaza, para que ele possa ouvir a delegação.  Jimena deve retornar ao trabalho”, completa.

Delegação

A delegação  sindical internacional é composta por oito pessoas: McGarry, coordenadora de Mulheres no Transporte da Federação Internacional dos Trabalhadores (ITF); Dina Feller, coordenadora da Red ITF LATAM; Ann Anderson, Secretária-Geral do Sindicato dos Trabalhadores Administrativos e Comercial, Guiana; Arlette Gay Schifferli, secretária da União Tripulação de Negócios LAN Chile SA; Tatiana Rosa Marin Oliva, coordenadora de Mulheres Grêmio Empresa Trabalhadores Lan Chile SA; Lindsey Olliver, presidente Frota Mista de Sindicato Britânico Unite (British Airways); Alexandra Haworth, Secretária da Frota Mista do Sindicato Unite (British Airways); e Matt Smith, chefe regional do Sindicato Britânico Unir a União.

Campanha

A ITF colocou o caso de Jimena Lopez como centro de suas mobilizações globais do Dia Internacional da Mulher. Saiba mais em: www.itfglobal.org/es/campaigns-solidarity/campaigns/international-womens-day-2015

Redação FENTAC com ITF