Escola de Ensino Superior do Dieese forma 1ª turma do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências do Trabalho

O diretor da FENTAC, do Sindigru e trabalhador na Gol, Rodrigo Maciel, é um dos formandos

460

A 1ª turma do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências do Trabalho, promovido pela Escola de Ensino Superior do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), se formou na noite de quinta-feira (25), em São Paulo.

O diretor da FENTAC, do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos (Sindigru) e trabalhador na Gol, Rodrigo Maciel, é um dos formandos e em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) levantou o tema “Quem serão os aeroviários?”. “Há poucos estudos sobre a profissão e nossa função na aviação é extremamente importante. Na minha pesquisa eu abordo quem são esses profissionais, as transformações no ambiente de trabalho e o futuro da categoria. No céu não tem acostamento para o piloto parar, portanto, o aeroviário é peça fundamental na segurança de voo”, conta.

A graduação em Ciências do Trabalho foi reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) no ano passado e obteve conceito 4, de uma escala de 1 a 5, em avaliação realizada pela Comissão de Avaliação do MEC.  “O curso nós faz desenvolver uma nova maneira de pensar sobre o tema trabalho. É algo inovador estudar o que vivemos no dia a dia”, finaliza Maciel.

Sobre a graduação

O curso analisa temas estruturais da realidade socioeconômica do país; as transformações na organização e gestão do trabalho e da produção; a qualidade do trabalho e de vida. Também difunde resultados de investigações e análises sobre o tema. O bacharel em Ciências do Trabalho estará capacitado para atuar em diferentes espaços profissionais, entre eles, as  áreas sindical, parlamentar, social, cultural, de pesquisa, educação, assessoria e gestão. A duração do curso é 3 anos. Mais informações: www.escola.diesse.org.br.

Vanessa Barboza, Redação FENTAC