FENTAC/CUT parabeniza ITF pelos seus 119 anos de lutas e conquistas

A Federação representa mais de 4,5 milhões de trabalhadores em transporte de 150 países

342

A Federação Internacional dos Trabalhadores em Transporte (ITF) comemora nesta terça-feira (21) 119 anos de história. Fundada em 1896, a ITF representa cerca de 700 sindicatos e federações, entre eles a FENTAC, e representa mais de 4,5 milhões de trabalhadores em transporte de 150 países. 

“A ITF ajuda bastante na nossa organização, no enfrentamento e na melhor forma de contrapor as políticas por parte dos proprietários das empresas aéreas, que normalmente tem a intenção de desestabilizar a organização dos trabalhadores e precarizar a mão de obra. Para a aviação civil, ela é uma ferramenta muito importante”, destaca o presidente da FENTAC/CUT, Sergio Dias. 

Entre as metas da ITF está: promover o respeito pelos sindicatos e pelos direitos humanos em nível mundial; trabalhar pela paz baseado na justiça social e no progresso econômico; ajudar os sindicatos filiados a defender os interesses de seus membros; prover aos filiados serviços de informação e assistência em geral aos trabalhadores em transportes que passem por dificuldades. 

A Federação está sediada em Londres (Inglaterra) e possui escritórios em Amã (Jordânia), Bruxelas (Bélgica), Nairobi (Quênia), Nova Déli (Índia), Tóquio (Japão) e Rio de Janeiro.  

 A ITF tem como parceiras a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Organização Marítima Internacional (OMI) e a Organização Internacional de Aviação Civil (OIAC).

Vanessa Barboza, Redação FENTAC