FENTAC/CUT se reúne com CESIT/Unicamp para discutir os males da terceirização na aviação

O objetivo do encontro foi viabilizar um projeto que denuncie a precarização da mão de obra e auxilie os sindicatos em ações trabalhistas

398

Dirigentes da FENTAC/CUT se reuniram na quarta (28) com especialistas em Pesquisa nas Relações do Trabalho do Centro de Estudos Sobre Sindicalismo e Trabalho da Unicamp (CESIT), na sede da universidade, em Campinas.

O encontro discutiu os males causados pela terceirização no setor aéreo brasileiro, que atinge principalmente os aeroviários. O objetivo da reunião foi viabilizar um projeto que denuncie a precarização da mão de obra na aviação e auxilie os sindicatos em ações trabalhistas para comprovação de que as atividades em solo são atividades fim nas aéreas e não podem ser terceirizadas. 

Para o dirigente da Federação, Nilton Mota, o encontro foi de extrema importância, pois a partir dele será realizado um estudo aprofundado sobre a terceirização na aviação. “Pesquisadores renomados irão elaborar um estudo sobre o assunto e nós teremos base para discutir este assunto em todas as esferas trabalhistas, governamentais e jurídicas”, avalia Mota.

Também participaram da reunião o dirigente da Federação e presidente do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos (Sindigru), Orisson Melo, a pesquisadora e economista, Marilane Oliveira Teixeira e o professor de economia do Centro de Economia sobre Sindicalismo e Trabalho da Unicamp, Dari Krein.

Plano de Lutas

O combate à terceirização e às concessões nos transportes são algumas das bandeiras de lutas da FENTAC e da CNTTL. Elas foram definidas durante reunião executiva das entidades. 

CESIT

O Centro de Estudos Sobre Sindicalismo e Trabalho da Unicamp (CESIT) é uma referência internacional para estudos do trabalho e formação de profissionais qualificados. O CESIT foi criado em 1989, a partir de uma compreensão de que não é possível desvincular a economia de seu momento histórico e político.