A FENTAC e o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) publicaram nota conjunta dando publicidade ao movimento grevista dos aeronautas e aeroviários nos jornais Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, Correio Popular, O Globo, Zero Hora, Gazeta do Povo, Estado de Minas, UOL e R7. Confira a seguir a íntegra do comunicado:
Nota ao público
Em respeito a toda a sociedade, em especial aos usuários do transporte aéreo, a Federação Nacional dos Trabalhadores em Transporte da CUT (FENTAC) o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) informam que comandantes, copilotos e comissários decidiram fazer paralisação parcial das atividades aéreas no país.
A paralisação acontecerá a partir do próximo dia 3 de fevereiro, entre 6h e 8h da manhã, nos aeroportos de São Paulo (Guarulhos e Congonhas), Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont), Campinas, Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Salvador, Recife e Fortaleza.
A ação deverá ser mantida ou intensificada nos dias subsequentes, por tempo indeterminado — até que haja uma resposta positiva das empresas aéreas na negociação da Convenção Coletiva de Trabalho.
A categoria lamenta ter que deflagrar um movimento grevista apenas para garantir a reposição das perdas inflacionárias ocorridas desde dezembro de 2014. Dois meses após o vencimento da data-base da categoria, as empresas aéreas se negam a conceder um reajuste mínimo que chegue ao INPC do período.
Ressaltamos que a preocupação principal é com a precarização de uma profissão complexa e que tem a enorme responsabilidade de transportar em segurança vidas humanas.
A categoria conta com o apoio da sociedade e com o bom senso das empresas aéreas para que transtornos sejam evitados.