FENTAC/CUT e SNEA realizam primeira reunião da Comissão Paritária

O encontro aconteceu na sede do sindicato patronal, no bairro do Ibirapuera, em São Paulo

358

A Federação Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (FENTAC/CUT) e os sindicatos dos aeroviários filiados participaram nesta quarta (4) da primeira reunião da Comissão Paritária com o Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (SNEA). A reunião aconteceu na sede do sindicato patronal, no bairro do Ibirapuera, em São Paulo.

Na ocasião, foi discutido o piso de agente de check-in, umas das principais reivindicações da categoria na Campanha Salarial 2014/2015. Para a FENTAC e os Sindicatos dos Aeroviários,  o piso desses profissionais deve ser de R$1,400 em todo o país. Já o SNEA entende que esse piso deve ser regionalizado, por questões econômicas de cada região. Foi colocado também por parte das empresas que a nomenclatura de agente de check-in é diferente em cada companhia, portanto, será preciso definir de forma única o que faz este trabalhador.

Com isso, na próxima reunião da Comissão, o SNEA se comprometeu a trazer a definição e atribuição do que as empresas entendem ser uma agente de check-in e fazer uma proposta de salário. A bancada dos trabalhadores também apresentará este perfil para auxiliar no debate.

Para o dirigente da FENTAC e presidente do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos (SINDIGRU/CUT), Orisson Melo, é importante que as empresas entendam da mesma que a Federação e os Sindicatos o que é o agente de check-in.  “A qualificação que  este profissional tem em Guarulhos é a mesma de um trabalhador de Vitória da Conquista ou qualquer aeroporto do País, portanto, o salário deve ser igual”, reforça Melo. 

Aeronautas

A primeira reunião da Comissão Paritária dos aeronautas será realizada no dia 11 de março, na sede da ABEAR, em São Paulo.

Próxima reunião

A próxima reunião da Comissão Paritária dos aeroviários será no dia 18 de março (quarta-feira), às 14h30, na sede do SNEA, em São Paulo. As reuniões tanto para aeronautas e aeroviários devem ser concluídas até o 1º de junho de 2015.

Comissão Paritária

A Comissão Paritária foi proposta pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), que mediou as negociações da Campanha Salarial dos aeronautas e aeroviários 2014/2015.

A Comissão reúne a FENTAC/CUT, os Sindicatos das categorias filiados à Federação e  representantes das empresas aéreas. Será discutido no caso dos aeronautas: folgas, limite de madrugadas, sobreaviso e reserva, tempo em solo, limite de jornada, diárias internacionais. Em relação aos aeroviários a pauta é o piso de check-in. O TST acompanhará as discussões e fará as mediações necessárias para buscar o melhor acordo.

Vanessa Barboza, Redação FENTAC