FENTAC prestigia tradicional festa de 31 anos do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre

Sergio Dias, presidente da Federação, enaltece a entidade: “sempre esteve à frente do seu tempo”

329

Ao som da bateria da escola de samba Cohab Santa Rita e do saboroso salsichão com chope, cerca de 400 convidados, entre eles, aeroviários gaúchos e lideranças sindicais participaram da festa dos 31 anos do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre, realizada no dia (3), na sede da entidade.

""

Dirigentes da FENTAC/CUT e dos sindicatos filiados de aeroviários de Guarulhos, Recife e do Sindicato dos Trabalhadores Aeroviários em Empresas Auxiliares de Guarulhos (Sintaag/CUT)  também prestigiaram a tradicional festa, que relembra o nascimento da maior empresa aérea brasileira: a Viação Aérea Rio-Grandense (Varig). “A festa é um ritual e relembra a nossa história. Éramos uma base do Sindicato Nacional dos Aeroviários e após o entendimento da importância de ter a nossa representação,  nossa maior base era da Varig, fundamos o Sindicato que hoje coleciona um histórico de muitas lutas e conquistas para a categoria aeroviária gaúcha”, conta ao Portal da FENTAC o presidente do Sindicato, Leonel Leandro Soares Montezana.

O diretor do Sindicato e da FENTAC, Celso Klafke, destaca que celebrar a data de fundação é importante porque reúne sempre um grande número de trabalhadores e de entidades que fortalecem os laços sindicais. “O Sindicato é a casa dos aeroviários gaúchos”, orgulha-se.

O presidente da FENTAC,o aeronauta Sergio Dias, ressalta que o Sindicato dos Aeroviários de POA é uma influência para a aviação e sempre esteve à frente do seu tempo. “Essa direção tem feito um excelente trabalho”.

""
Montezana e Erivaldo, diretor dos Aeroviários de Recife e da FENTAC – foto: Carlos Velho/POA

Para o diretor do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos (Sindigru/CUT) e da FENTAC, Orisson Melo, os companheiros aeroviários gaúchos são companheiros de primeira hora nas lutas dos trabalhadores da aviação civil e nas mobilizações em defesa dos direitos organizadas pela CUT.

Rodrigo Maciel, presidente do Sindigru, completa: “Todos têm experiência e muita competência”, finaliza.

""
Maciel e Montezana – foto:
Carlos Velho​/POA

Nova Direção

A Direção dos Aeroviários de Porto Alegre vai completar um ano de mandato em outubro deste ano. Montezana está conduzindo a gestão (2015-2018). Hoje, o Sindicato representa cerca de três mil aeroviários que trabalham nas empresas: TAP — considerada uma das maiores na base-, aéreas (TAM, GOL, Azul e Avianca) e nas auxiliares.