FENTAC realizará Seminário de Planejamento em abril

Atividade será realizada nos dias 27 e 28 de abril, em São Paulo

367

Dirigentes da FENTAC/CUT participaram na segunda-feira (14) de reunião da Executiva, na sede da entidade, em São Paulo. 

O encontro debateu ações do Aerus, fez um balanço da Campanha Salarial dos aeronautas e aeroviários, que encerrou no mês passado após paralisação nacional em 12 aeroportos, apresentou informes sobre a greve dos aeronautas e aeroviários no Táxi Aéreo que está agendada para o dia 6 de abril, entre outros assuntos. 

Um dos encaminhamentos foi a realização do Seminário de Planejamento da Federação, que será acontecerá, nos dias 27 e 28 de abril, em São Paulo. A atividade reunirá dirigentes dos sindicatos filiados dos aeronautas, aeroviários e aeroportuários de todo o país. 

O objetivo é fazer um balanço do atual mandato da Federação (eleita em 2014), avaliar os encaminhamentos dos últimos seminários, retomar a discussão sobre a aposentadoria especial e a questão da política dos céus abertos do governo federal, que prevê abertura do setor aéreo ao capital estrangeiro. A participação hoje é limitada a 20% e o governo propõe aumentar para 49%.

A FENTAC defende salvaguardas trabalhistas e a manutenção dos postos de trabalho para os pilotos, comissários e aeroviários brasileiros. “A ideia do planejamento é fortalecer as lutas dos aeronautas, aeroviários e aeroportuários no Brasil”, ressalta o presidente da FENTAC, o aeronauta Sergio Dias.

Comissão Paritária aeronautas e aeroviários 

Na reunião da Executiva, foi debatido também o cronograma de reunião da Comissão Paritária proposta pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), que intermediou as negociações da última Campanha Salarial.  Há uma expectativa de que a primeira reunião aconteça em abril, na sede do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (SNEA). 

No caso dos aeroviários, a Comissão vai debater a a escala 5X1 e a folga agrupada. Já os aeronautas vão debater o Passe-Livre e o período oposto que diz respeito às folgas. Os resultados das Comissões deverão constar em um termo aditivo à CCT, proposto pelo Tribunal, com prazo até 30 de novembro de 2016.

Base FENTAC

São filiados à Federação os sindicatos regionais dos aeroviários de Guarulhos, Campinas, Recife e Porto Alegre e os sindicatos de base nacional dos Aeronautas, Aeroviários e Aeroportuários. A Federação representa aproximadamente 100 mil profissionais na aviação civil em todo o país.