FENTAC se solidariza aos comissários de voo após comentário de apresentador

Apresentador de televisão Luiz Bacci realizou comentário sobre comissários de voo no programa da TV Recorde Cidade Alerta

410

Nesta terça (15), o apresentador da TV Record Luiz Bacci comentou sobre os comissários de voo no programa Cidade Alerta. Conforme nota do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), os comentários “trataram jocosamente a profissão dos comissários de voo, desrespeitando a categoria e criando possíveis entendimentos equivocados dos telespectadores.”

O que para a FENTAC foi um infeliz comentário se deu quando o apresentador traçou um paralelo entre os comissários se alimentarem durante os voos enquanto o serviço de bordo não está disponível. Porém, conforme nota do SNA, o serviço de bordo está vetado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) por razões sanitárias decorrentes da pandemia da covid-19.

O SNA ainda afirma que a necessidade dos comissários de realizarem refeições durante os voos se dão pelas escalas de trabalho que são de natureza da profissão, que “não permitem que (os comissários) tenham um horário definido e acesso a restaurantes ou qualquer outra opção durante suas jornadas”.

A FENTAC repudia o comentário do apresentador e reforça o pedido de retratação encaminhado pelo SNA para a emissora. “O apresentador demonstrou total falta de conhecimento sobre a profissão de comissário e da realidade deste trabalho”, comenta a direção da Federação. Ainda para os diretores, “homens e mulheres com a capacitação e a responsabilidade que possuem os comissários de voo não devem estar sujeitos jamais a este tipo de desdém”, finalizam.

Confira a nota do SNA na íntegra:

Nota de repúdio – Comentário do apresentador Luiz Bacci no Cidade Alerta (TV Record)

O SNA vem a público repudiar os comentários feitos pelo apresentador Luiz Bacci no programa Cidade Alerta, da TV Record, que trataram jocosamente a profissão dos comissários de voo, desrespeitando a categoria e criando possíveis entendimentos equivocados dos telespectadores.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o serviço de bordo nos voos domésticos no Brasil foi suspenso pela agência reguladora da aviação civil nacional, a Anac, em razão da pandemia de covid-19, como medida sanitária para proteção de todos.

Os aeronautas, tanto comissários de voo como também os pilotos, no entanto, têm a necessidade de fazer suas refeições a bordo das aeronaves, já que suas escalas de trabalho e a natureza de sua profissão não permitem que tenham um horário definido e acesso a restaurantes ou qualquer outra opção durante suas jornadas.

Os comissários de voo fazem suas refeições a bordo da forma mais discreta possível, em condições distantes do ideal de conforto, sem jamais deixar de lado suas atribuições e responsabilidades, especialmente com relação à segurança de voo.

Comissários de voo são profissionais altamente capacitados para cuidar de cada detalhe nas condições de segurança das aeronaves, além de treinados para todo tipo de situação adversa ou emergência, preparados para atender e tranquilizar passageiros, administrar conflitos com firmeza, discrição e paciência.

Em nome de todos os aeronautas, o SNA lamenta os comentários do apresentador e informa que irá entrar em contato com a TV Record, por meio de seu departamento jurídico, para que uma retratação seja feita.