FENTAC parabeniza Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre pelo balanço de lutas de um ano de mandato

Diretoria, encabeçada por Leonel Montezana, fecha 2016 com muitas realizações para a categoria

775

A Diretoria do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre completou um ano de mandato em outubro desde ano e para celebrar divulgou  um Jornal Especial de retrospectiva das lutas.  

Na publicação, Leonel Montezana, presidente do Sindicato, destaca que a atual gestão representa uma continuidade dos 30 anos de lutas da entidade. “Estamos honrando nosso compromisso de lutar por melhores condições de trabalho e segurança, pela redução da sobrecarga, da terceirização e da precarização no trabalho, além do combate ao assédio moral e pela abertura de mais vagas nas companhias aéreas”, ressalta.

Durante um ano de mandato,  o Sindicato criou novos espaços de interação com a categoria, como por exemplo, o “Sindicato Móvel” que funciona em frente à TAP ME e ao Aeroporto Salgado Filho. São realizados plantões pelos dirigentes, com o intuito de conversar com os trabalhadores, facilitando o acesso aos serviços e informações àqueles que têm dificuldade em visitar a sede. 

Manutenção do Mecânico de pista 

Outra ação marcante do Sindicato é a luta pela manutenção e valorização da profissão do mecânico de pista. A FENTAC e os sindicatos filiados de Guarulhos, POA, Recife e o Nacional de Aeroviários iniciaram essa campanha contra essa posição das empresas aéreas que querem acabar com essa função, que é responsável pelo check-in da aeronave antes do voo. A medida das empresas que visa a redução de custos é preocupante porque pode afetar diretamente a segurança operacional e de voo e colocar milhares de vidas em risco.

Na retrospectiva, o Sindicato relembra a participação na audiência com o senador Paulo Paim que criou uma Frente Parlamentar Mista em defesa da aviação civil, que tem o objetivo de garantir boas condições de trabalho e segurança de voo. O tema fez parte da Campanha Salarial 2016 da FENTAC.

Em reunião com representantes da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC), dirigentes do Sindicato exigiram a permanência da função do mecânico de pista.

Aerus

Os aposentados também tiveram destaque. No dia 27 de outubro, foi inaugurada na sede a "Sala dos Aeroviários Aposentados", espaço utilizado para o desenvolvimento de atividades e atendimento dessa importante parcela. Na solenidade a companheira Graziella Baggio, porta-voz na FENTAC  e grande liderança na luta do Aerus, foi homenageada. 

A FENTAC  parabeniza toda a Direção do Sindicato que tem exercido um papel combativo na base, nas mobilizações da Federação e na em defesa dos direitos da categoria aeroviária gaúcha.

 

Clique aqui e acesse o Jornal Retrospectiva do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre.