GRU Aeroviários: Categoria aprova CCT 2020/2021 e ACT das companhias Gol e Azul

Em assembleias realizadas ao longo do dia 23 de dezembro, categoria puderam, mais uma vez, realizarem sua escolha

535

Em um ano tão difícil, por conta de diversos fatores, desde a atuação política desastrosa que temos, com um governo corrupto, neoliberal que renega o Estado ao cidadão e com ações prejudiciais  para a trabalhadora e trabalhador brasileiro, até os efeitos de uma pandemia que mudou, definitivamente, a rotina, hábitos e forma de como agimos no mundo.

Ainda assim, com todos fatores negativos, é importante ressaltar o trabalho da direção do SINDIGRU. Foi um ano de atuação diferente, muito mais online e menos presencial. Tivemos que aprender novas formas de chegar em cada trabalhadora e trabalhador.

E não temos dúvidas, conseguimos.

Fizemos canais digitais, inovamos, criamos as assembleias onlines durante o ponto crítico da pandemia e aumentamos nossa capacidade de interlocução através dos meios digitais, tanto com as empresas quanto com os trabalhadores.

É importante ressaltar que foram essas ações, de cada diretor e diretora do SINDIGRU, tendo à frente seu presidente Rodrigo Maciel, que nas diversas assembleias online que realizamos durante o ano, garantimos, de forma ininterrupta, benefícios e conquistas sociais, como a manutenção integral do plano de saúde e tickets alimentação para cada trabalhadora e trabalhador.

Foi assim que chegamos na Campanha Salarial 2020/2021, cientes das diversas dificuldades postas, mesmo com a tranquilidade de termos criado um bom canal de comunicação online com os trabalhadores, não nos furtamos ao nosso lugar e fomos à base, respeitando as medidas sanitárias e de distanciamento mínimo, levar à toda categoria as propostas das empresas e tudo o que estava em jogo.

RESULTADOS

CCT – CAMPANHA SALARIAL 2020/2021

Nossa CCT, Convenção Coletiva de Trabalho, sai dessa campanha salarial mais forte. Além de duas cláusulas novas, renovamos e garantimos todas as cláusulas de nossa CCT, avançando assim em direitos conquistados pelo SINDIGRU. Entre as novas conquistas, temos o Ticket Alimentação nas Férias. Veja o resumo:

  • Auxílio creche a contar do retorno da aeroviária ao trabalho; Proposta da CCT com avanço social!
  • Vale alimentação para todos trabalhadores licenciados em até 180 dias; Cláusula Nova!
  • Vale alimentação para todos trabalhadores em período de férias. Cláusula Nova!

As propostas foram aprovadas por 80% da categoria presente durante os três turnos de votação, realizado no dia 23 de dezembro.

Votação

Sim – 80%
Não – 18%
Branco/Nulo – 2%

 

ACT – GOL E AZUL – 2020/2021

Esse ano, as companhias GOL e AZUL discutiram à parte nossa campanha salarial. E, além de TODOS os itens garantidos em nosso CCT, teremos alguns aditivos em forma de ACT, Acordo Coletivo de Trabalho, confira abaixo:

  • Banco de horas semestral;
  • Folga agrupada mensal, obrigatoriamente, nos finais de semana (Sábado e Domingo ou Domingo e Segunda-feira);
  • Vale alimentação bonificação no final de ano;

É importante ressaltar a luta de toda direção SINDIGRU pelo fortalecimento de nossa CCT, sem ela, avanços como esses na GOL e AZUL, não seriam possíveis.

As propostas foram aprovadas por 60% da categoria presente durante os três turnos de votação, realizado no dia 23 de dezembro.

Votação

Sim – 60%
Não – 39%
Branco/Nulo – 1%

RePost: GRU Aeroviários