Guarulhos: Aeroviárias recebem brinde e boletim especial do Dia Internacional da Mulher

Publicação fala sobre a importância da data e destaca as principais conquistas das trabalhadoras

358

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos (SINDIGRU) distribuiu  nesta sexta-feira (6) para as aeroviárias, no Aeroporto, brindes e um boletim especial que fala sobre a importância da data.

A publicação também apresenta os principais avanços das mulheres e os direitos que as aeroviárias conquistaram recentemente, como a melhoria e a ampliação de cláusulas  sociais e econômicos, garantidas na Convenção Coletiva de Trabalho da categoria.

São elas:

Ampliação da licença-maternidade por mais 60 dias, totalizando 180 dias. Já está em vigor desde 1º dezembro de 2014. Esse direito foi conquistado na Campanha Salarial da FENTAC/CUT 2013/2014 depois de seis meses de negociações com as aéreas e protestos da categoria.

Garantia de creche

A mãe aeroviária terá durante 24 meses, após o parto, direito à creche paga pela empresa, cuja  relação de escolas será indicada pelo Sindicato para as empresas aéreas.

Garantia de emprego à gestante

Após o término da licença-maternidade,  a aeroviária não poderá ser dispensada até 258 dias contados a partir  do parto, a menos que tenha recebido salários correspondentes a esses dias.

Abono de falta para levar filho ao médico

Direito à ausência remunerada de um dia por semestre para levar o filho menor ou dependente de até 6 anos ao médico, mediante comprovação de 48h após a ocorrência da falta ao trabalho.

Redação FENTAC