Guarulhos: GRU Airport se prepara para as Olimpíadas

Durante o evento, cidade será o principal polo de distribuição de voos para o Rio de Janeiro

378

 O Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU Airport) será o principal polo de distribuição de voos para a capital fluminense durante as Olimpíadas, que acontecerão nos meses de agosto e setembro, no Rio de Janeiro.  Segundo o GRU Airport, para abertura dos jogos  são esperados cerca de 11 mil atletas, dos quais mais de 4 mil devem passar por Guarulhos em conexão.

Entre os competidores paralímpicos, quase 2 mil irão chegar ao Brasil por GRU antes de seguir para o Rio de Janeiro. O aeroporto também receberá atletas como destino final.
A cidade de São Paulo sediará 10 jogos do torneio olímpico de futebol nas modalidades masculino e feminino, quatro a mais que na Copa do Mundo de 2014. A operação especial de atendimento às Olimpíadas começa em julho e termina após os jogos paralímpicos, em setembro.

A partir de junho, começam a chegar ao Brasil os primeiros veículos de imprensa internacional que irão acompanhar a preparação final do país para o evento. Cerca de 7 mil veículos de imprensa devem passar por Guarulhos.

As equipes de atendimento ao passageiro do GRU Airport estão recebendo treinamento especial para atender as características das delegações em cada modalidade e as necessidades dos atletas paraolímpicos. Irão participar das Olimpíadas mais de 200 nações e outras 160 para o torneio paralímpico.

Melhor aeroporto
Relatório da Secretaria de Aviação Civil (SAC) aponta o GRU Airport como o melhor aeroporto do País na “Satisfação Geral do Passageiro” na categoria acima de 15 milhões de passageiros/ano, com nota 4,41, numa escala de 1 a 5.
 
Em levantamento da OAG (Official Airport Guide) de 2015, GRU foi considerado o terceiro aeroporto mais pontual do mundo entre os terminais internacionais com maior movimentação de passageiros. No ranking da Skytrax de 2014, GRU aparece como o melhor aeroporto do Brasil, em pesquisa com 13 milhões de passageiros de mais de 100 países.
 
Expansão da capacidade
Nesses três anos de gestão da Concessionária, o aeroporto vem passando por um intenso processo de transformação, com investimentos da ordem de R$ 4 bilhões.

 

Números gerais

  

ANTES

DEPOIS

Capacidade (passageiros/ano)

30 milhões

42 milhões

Área dos Terminais

191.540 m2

387.109 m2

Capacidade dos pátios de aeronaves

79 posições

123 posições

Pontes de Embarque

25

45

Balcões de check-in

320

362

Vagas de estacionamento

3,9 mil

8,4 mil

Lojas

102

235